ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Associação Casa de Pescador realiza mais uma edição da sua circulação cultural
Assessoria
No próximo dia 5 de agosto, a Associação Cultural e Desportiva Casa de Pescador inicia mais uma edição do projeto Circulação Cultural, a partir das 14h, na Escola Maria Chalub Leite, no bairro Nova Estação. O financiamento é do Governo do Estado do Acre, através da Fundação de Cultura Elias Mansour, com recursos disponibilizados através de emenda parlamentar do ex-deputado estadual Daniel Zen.
A Circulação Cultural é uma projeto que agrega Capoeira e Musicalidade. Mestre Matraca, fundador e presidente da Associação Casa de Pescador, é compositor e possui um vasto repertório de músicas autorais de Capoeira, que já foram disponibilizadas em dois trabalhos: “Casa de Pescador” (2018) e “No balanço das ondas” (2021). A partir desse diálogo entre linguagens, surgiu o projeto, que inclui show musical, aulão e roda de Capoeira. Além disso, ao longo de cada edição, acontece bate papo com o público e sorteio de camisetas.
As atividades, que serão totalmente gratuitas para a comunidade, acontecerão em três escolas públicas de Rio Branco: a estreia, na Escola Maria Chalub Leite, acontecerá no dia 5 de agosto, a partir das 14h. Em seguida, a circulação acontecerá nas escolas Raimundo Borges (08.08) e Djalma Teles Galdino (12.08). O público alvo são os estudantes, servidores e residentes do entorno.
“As atividades que compõem a Circulação Cultural Casa de Pescador foram pensadas e selecionadas a partir dos saberes e fazeres tradicionais da Capoeira praticados em nosso estado, de forma a valorizá-los e permitindo que cheguem às comunidades, através da formação (aulão e roda) e da musicalidade de Capoeira. É uma forma de divulgar o trabalho da nossa associação, compartilhando com comunidades de bairros periféricos, que não tem acesso regular a atividades culturais”, comenta Gilson Robes, conhecido no mundo da Capoeira como Professor Curioso, vice-presidente da Associação Casa de Pescador.
Sobre a Associação Casa de Pescador
Nasceu em 2022 da iniciativa de Mestre Matraca e Professor Curioso em ampliar o trabalho desenvolvido em Rio Branco desde 1995. Entre shows autorais com musicalidade tradicional da Capoeira, aulas, rodas, encontros, danças afro-brasileiras e instrumentos artesanais, a Associação vem ampliando seu atendimento, contribuindo para a valorização e difusão da Capoeira e suas vertentes culturais locais. Mestre Matraca, 4º Grau de Mestre do Grupo Cordão de Ouro, atua há mais de 30 anos, somando sua experiência e seus conhecimentos com os demais associados.
A Associação atua permanentemente em cinco espaços com aulas regulares de Capoeira, que acontecem duas vezes na semana, nas quais os capoeiristas membros da associação atuam voluntariamente. Todas são comunidades periféricas, onde a Capoeira é a única atividade cultural a qual os alunos têm acesso: Jorge Lavocart, Panorama, Juarez Távora, Escola Raimundo Borges e Dom Bosco.
“Como as crianças e jovens atendidos pelas iniciativas que a Associação Casa de Pescador, eu, Mestre Matraca, e a maioria dos graduados que integram o grupo, iniciou a Capoeira em projetos sociais realizados em periferias. Com esforço e assiduidade, ascendemos no mundo da Capoeira, fazendo da Cultura nosso trabalho, uma de nossas fontes de renda. Por isso, um dos focos da Associação, que reflete o seu próprio perfil, é o atendimento prioritário a comunidades periféricas”, finaliza Mestre Matraca, presidente da Associação Casa de Pescador.
Para mais informações sobre o projeto e sobre a Associação, sigam a rede @casa.depescador