Connect with us

ESPORTE

Camping Escolar Regional de Manaus convida atletas acreanos para aperfeiçoamento de habilidades esportivas

Publicado

em

O Acre terá uma participação significativa no Camping Escolar Paralímpico Regional, que será realizado de 2 a 8, de domingo a quarta-feira, em Manaus (AM). A delegação é composta por atletas do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAP), que participarão dos treinamentos intensivos em modalidades como atletismo, natação e badminton.

Wesley Mota, 15 anos, encontrou no atletismo e no apoio do CAP-AC uma nova oportunidade de superar desafios e redescobrir a própria autonomia. Foto: Andrey Maia/SEE

Entre os talentos selecionados está Wesley Mota do Nascimento, 15 anos, um atleta com deficiência visual. Vivendo sua primeira viagem de avião e estreando na preparação de uma competição de atletismo, o jovem afirma estar motivado com a oportunidade de superar desafios e viver novas experiências.

Wesley perdeu a visão há pouco mais de três meses e, no CAP, encontrou no esporte e no atendimento especializado o apoio necessário para recomeçar.

“É tudo novo, uma experiência nova. Quero colocar o Acre em evidência”, destacou. Antes mais recluso, o adolescente relata que voltou a frequentar a escola e ganhou autonomia em sua locomoção. “Aprendi a me adaptar ao ambiente e a desenvolver melhor a minha mente”, completou.

A história de Wesley chegou ao CAP por meio do trabalho de avaliação funcional da visão realizado diretamente nas escolas. A professora Maria do Socorro Gonçalves, especialista em orientação e mobilidade, identificou o estudante e o encaminhou para atendimento especializado. Com a inclusão no projeto esportivo, logo sua habilidade natural na corrida se destacou.

Professora Maria do Socorro Gonçalves acompanha de perto o desenvolvimento dos estudantes e celebra cada conquista alcançada por meio da educação e do esporte. Foto: Andrey Maia/SEE

“Ele não corre, ele voa”, afirma a educadora, emocionada com o progresso do aluno. “Nosso trabalho é acreditar no potencial desses jovens e garantir que tenham oportunidades de mostrar suas capacidades.”

O desempenho do atleta chamou a atenção de avaliadores do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) durante ações de identificação de talentos realizadas no estado, o que assegurou sua vaga no evento, mesmo sem experiência anterior em competições nacionais.

A natação também será destaque da equipe acreana. A nadadora Iandra dos Reis Ribeiro, 17 anos, comemora os avanços alcançados desde que ingressou no esporte adaptado, há dois anos. Ela perdeu a visão há três anos e, com o apoio do CAP, retomou os estudos e começou a competir.

Iandra Ribeiro, 17 anos, nadadora, celebra as transformações que o esporte trouxe para sua vida. Foto: Doglas Bocardi/SEE

“Minha vida se transformou completamente. É gratificante sair do nosso estado para representá-lo fazendo algo que amo. A deficiência não é impedimento, é só um detalhe”, afirmou a atleta, que já conquistou medalha nos 50 metros livre em competição nacional, em Brasília.

Outro nome da natação é Rikley Sampaio Bezerra, 16 anos, atleta com baixa visão e experiência em torneios regionais e nacionais.

“Participar do Camping Paralímpico é uma oportunidade valiosa para aprimorar minhas habilidades e conhecer novos atletas”, declarou. Com histórico de participações em São Paulo e Brasília, onde já garantiu premiações, o jovem mira o futuro: “Quero representar o Brasil nas Paralimpíadas.”

Com experiência em competições regionais e nacionais, Rikley Sampaio, 16 anos, se prepara para novos desafios no Camping Paralímpico Regional. Foto: Douglas Bocardi/SEE

A delegação acreana conta ainda com os atletas:

Thiago Silva de Aguiar — atletismo

Ana Rafaela Justino da Silva — atletismo

Lucas Gustavo Silva Martins — natação

André Gustavo da Silva Cardoso — natação

Letícia Oliveira Castro — badminton

Inclusão pela educação e pelo esporte

O CAP é referência estadual no atendimento especializado à pessoa com deficiência visual, oferecendo alfabetização em Braille, orientação e mobilidade, informática acessível, produção de materiais adaptados e apoio psicossocial. Atualmente, atende 58 estudantes, entre crianças, jovens e adultos.

Gecildo da Conceição, coordenador-geral do CAP-AC, reforça o compromisso da instituição com a inclusão e o desenvolvimento dos estudantes com deficiência visual. Foto: Andrey Maia/SEE

Segundo o coordenador-geral do Centro, Jessildo da Conceição de Oliveira, a missão da instituição vai além do acompanhamento pedagógico:

“Buscamos resgatar a autoconfiança e combater o capacitismo. Trabalhamos habilidades que contribuem para a independência e a participação ativa na sociedade.”

Formação esportiva de alto nível

Idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Camping Escolar Paralímpico reúne jovens atletas da Região Norte para treinamentos intensivos com profissionais das seleções paralímpicas. A iniciativa promove aprimoramento técnico, troca de experiências e descoberta de novos talentos do esporte adaptado.

 

AGÊNCIA AC

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas