Connect with us

ESPORTE

Conheça o pickleball, esporte dinâmico que combina elementos do tênis e do pingue-pongue

Publicado

em

MANOEL FAÇANHA

Criado nos Estados Unidos da América (EUA) na década de 1960, o pickleball, uma espécie de esporte que reúne aspectos do Pingue Pongue  do Tênis (porém menor 13,41m x 6,10m, metade da medição de uma quadra oficial de tênis), tem se popularizado bastante nos últimos anos na terra do Tio Sam. Por lá, quase 9 milhões de pessoas praticam a modalidade, um crescimento de 159% – crescimento ocorreu bastante na época da pandemia da covid-19.

No Brasil, o esporte surgiu na cidade mineira de Governador Valadares. No ano passado, essa modalidade começou a ser praticada na cidade de Rio Branco-AC. O espaço utilizado é Arena Be Strong Arena, que conta com duas modernas quadras para a prática do esporte.

 

 

Pickleball chegou ao Acre incentivado por casal de empresários

O empresário Aldenor Araújo e sua esposa Nazaré são dois grandes incentivadores da prática do pickleball na cidade de Rio Branco-AC. O empresário diz que o esporte serve como uma grande terapia e consegue trabalhar bem as pernas e os braços dos praticantes. Outro aspecto importante, segundo o empresário, é a socialização daqueles que buscam a prática do esporte. “Nosso grupo conta com empresários, representantes comerciais, profissionais liberais, funcionários públicos e aposentados, onde o objetivo de todos é o divertimento, mas não esquecendo a qualidade de vida, através dos exercícios físicos”, pontuou o Aldenor Araújo.

Os empresários Aldenor e Adem Araújo são praticantes do pickleball. Foto/Manoel Façanha

O grupo pickleball de Rio Branco-AC também conta com a presença feminina. O horário das damas ocorre após a saída de quadra dos cavalheiros. Muitas das participantes já apresentam boa qualidade técnica e a tendência é pela evolução cada vez mais através dos treinos.

Neste início de temporada, os praticantes do pickleball têm buscado evolução e um dos objetivos será a realização de torneios internos para se criar uma cultura de competição e, posteriormente, o crescimento da modalidade em nossa cidade.

Esporte serve como terapia e ajuda na qualidade de vida

 

 

O representante comercial Francisco Araújo (Neguinho), 60 anos, é um dos integrantes do grupo de pickleball. Segundo ele, a prática esportiva não é somente uma terapia, mas algo que ajuda no aspecto da melhoria do condicionamento físico do praticante. “Estou muito contente em participar desse grupo e ainda de poder a cada treino interagir com os meus amigos e buscar uma melhor qualidade de vida”, diz Francisco.

Outro a falar da modalidade é o empresário Adem Araújo. Segundo ele, a prática dessa modalidade esportiva reúne aspecto terapêutico e uma boa dose de atividade física que ajuda no bem estar físico do praticante. Além disso, o pickleball é um esporte que se pode jogar de forma individual ou coletiva, mas é bastante viciante para quem o pratica”, explicou o empresário.

Conforme dados coletado pela SFIA, a média de idade dos que praticam esse esporte casualmente é de 34,3, enquanto os jogadores mais assíduos têm em média 47,9 anos.

O representante comercial Francisco Araújo (Neguinho), em ação durante treino de pickleball. Foto/Manoel Façanha

Mistura de tênis e pingue-pongue

Pickleball é frequentemente descrito como uma mistura de tênis e pingue-pongue.

Pode ser jogado individualmente ou em duplas, em ambientes fechados ou ao ar livre, com raquetes, uma bola e uma quadra parecida com a de tênis, porém menor (13,41m x 6,10m).

O objetivo, assim como de outros esportes de raquete, é passar a bola por cima da rede e dificultar para que o adversário não consiga devolvê-la.

Tem suas regras mais específicas em termos de saque e pontuação, mas depois de dois sets (ou três, se houver empate), o vencedor será aquele que abrir uma diferença a seu favor de dois pontos (As partidas geralmente vão até 11 pontos).

Praticante do pickleball em ação durante treino realizado na segunda-feira (3) Foto/Manoel Façanha

Federação Internacional de Pickleball conta com 37 países filiados

A prática do pickleball já está presente em 37 países. O Brasil é um deles. A Associação Brasileira de Pickleball fica em Governador Valadares, em Minas Gerais, que ganhou fama nacional como “exportadora” de brasileiros para os EUA na década de 1980.

Na cidade de Rio Branco-AC, imagem de alguns praticantes de pickleball. Foto/Manoel Façanha

Com o sucesso do jogo nos Estados Unidos, eles buscam um objetivo utópico: que se torne um esporte olímpico. No entanto, para ser reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a modalidade vai precisar de pelo menos 70 países com federações (de pickleball).

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas