POLÍTICA
Deputado Eduardo Bolsonaro diz que ministro Alexander de Moraes nunca “esteve tão exposto e acuado”
O deputado federal Eduardo Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (5) por meio de publicação no X que “nunca Moraes esteve tão exposto e acuado”, após o ministro do STF decretar a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro.
Eduardo Bolsonaro disse que, pelo resto de sua vida, Moraes carregará o título de “violador de direitos humanos”.
A prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro gerou reações do governo dos Estados Unidos, em meio a expectativa para a entrada em vigor do tarifaço contra o Brasil. Houve manifestação, nessa segunda-feira (4), do Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Eles fizeram uma publicação nas redes sociais criticando o ministro Alexandre de Moraes, por determinar a prisão domiciliar do ex-presidente.
Em uma publicação na rede social X, o órgão do governo do presidente Donald Trump afirmou que Moraes é um “violador de direitos humanos” que usa as instituições brasileiras para “silenciar a oposição e ameaçar a democracia”.
Na manhã desta terça-feira, o secretário de estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, republicou a mensagem.
Prisão domiciliar de Bolsonaro gera 1,2 milhão de menções e acirra polarização nas redes.
A decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro movimentou intensamente as redes sociais. Entre a divulgação da medida, no fim da tarde, e as 21h desta segunda-feira (4), foram registradas 1,2 milhão de menções ao tema, segundo levantamento da consultoria Quaest.
A repercussão foi marcada por forte polarização. De um lado, apoiadores do governo celebraram a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. De outro, defensores de Bolsonaro reagiram com indignação e acusaram a Justiça de abuso de poder.
Segundo a análise, as opiniões ficaram divididas: 53% das menções foram favoráveis à prisão e 47% contrárias. A média de postagens chegou a 51 mil por hora — um índice superior ao de outros episódios recentes que envolveram o ex-presidente. Para efeito de comparação, as sanções impostas por Donald Trump com base na Lei Magnitsky geraram 31 mil menções por hora. Já as discussões sobre o inquérito do golpe atingiram 10 mil menções por hora.
O PALACIANO