ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Entenda o impacto da sanção americana e as consequências para Alexandre de Moraes explicadas pelo Coronel Ulysses
A inclusão de uma figura pública como o ministro Alexandre de Moraes em uma lista de sanções do governo dos Estados Unidos tem um impacto devastador que vai muito além das fronteiras americanas. Conforme detalhado pelo deputado Coronel Ulysses, trata-se de uma verdadeira “morte financeira” e reputacional, com consequências em cascata que afetam não só o indivíduo, mas também suas conexões diretas.
Segundo a explicação do Coronel Ulysses, todos os ativos financeiros nos EUA – dinheiro, imóveis, ações, investimentos – são imediatamente congelados. O sancionado perde acesso a contas bancárias, cartões e qualquer investimento em dólares americanos vinculado ao sistema financeiro do país. Além disso, a proibição de entrada nos EUA é automática, com o visto cancelado e a possibilidade de deportação para quem já estiver em território americano.
As ramificações estendem-se ao sistema financeiro internacional: qualquer banco ou empresa global com ligação ao sistema bancário americano pode ser impedido de negociar com a pessoa sancionada. Isso inviabiliza transações internacionais e o recebimento de pagamentos. Empresas e instituições financeiras se afastam do indivíduo por temor de retaliações. Os efeitos colaterais podem atingir parentes diretos e empresas ligadas, especialmente se houver tentativas de ocultar bens. A inclusão na lista SDN é pública, resultando em uma mancha reputacional internacional. Para um brasileiro, por exemplo, como os cidadãos do Acre, uma conta em banco nacional com ligação aos EUA pode ser bloqueada, e qualquer tentativa de transação em dólar ou busca por crédito internacional seria negada.