Connect with us

POLÍCIA

Operação “Lord Agro”: Polícia Civil desarticula quadrilha especializada em fraudes eletrônicas com atuação nacional

Publicado

em

Em uma ação coordenada pela Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI), foi deflagrada nesta segunda-feira, 7, a Operação “Lord Agro”, que resultou na prisão de seis pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada em estelionato qualificado por meio de fraudes eletrônicas. Cinco prisões ocorreram na capital Rio Branco e uma no estado do Ceará, na cidade de Fortaleza.

A operação é fruto de uma investigação complexa e de longo prazo realizada pela Policia Civil do estado do Maranhão, que contou com apoio de forças policiais de outros estados, sendo executada de forma simultânea no Acre, Ceará, Maranhão e Mato Grosso. A quadrilha, com base em Rio Branco, é apontada como responsável por aplicar golpes milionários em vítimas de todo o país, principalmente do setor do agronegócio.

O grupo utilizava o nome “Lord Agro” para se passar por corretores e comerciantes do ramo rural, oferecendo bovinos, insumos agrícolas e outros produtos por meio de plataformas digitais. As vítimas, em sua maioria residentes fora do Acre, eram atraídas por anúncios fraudulentos e acabavam sendo enganadas com transações que nunca se concretizavam.

Quadrilha usava nome “Lord Agro” para aplicar golpes milionários em vítimas do agronegócio de vários estados brasileiros. Foto: assessoria/ PCAC.

De acordo com o delegado Roberth Alencar, responsável pela deflagração da operação, o grupo possuía estrutura empresarial e divisão de tarefas sofisticada. “Estamos lidando com uma organização bem estruturada, que contava com integrantes responsáveis exclusivamente pela movimentação de valores, conversão do dinheiro em bens, compra de imóveis, veículos e até mesmo a organização de festas e eventos. É uma quadrilha profissionalizada que atuava com forte aparato para lavar os recursos obtidos com os crimes”, explicou.

Alencar ressalta ainda que o líder do grupo, que está foragido, movimentava somas milionárias e usava a estrutura criminosa para manter negócios e uma vida de ostentação.

Durante a operação, foram apreendidos celulares, notebooks, carros, joias, dinheiro em espécie, um automóvel e até uma motocicleta importada de alto valor. Foto: assessoria/ PCAC.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, destacou a importância do trabalho investigativo e da cooperação entre os estados para combater o crime digital. “A Polícia Civil do Acre vem reforçando suas capacidades técnicas e operacionais para enfrentar os crimes cibernéticos, que muitas vezes têm uma falsa aparência de impunidade. As investigações são desafiadoras, pois envolvem o acesso a dados bancários, cooperação com instituições financeiras e análise minuciosa de movimentações financeiras. Mas estamos prontos para dar respostas à sociedade, e a Operação ‘Lord Agro’ é uma prova disso”, afirmou o delegado-geral.

Delegado Roberth Alencar destaca o nível de organização da quadrilha, que mantinha até fachada comercial e corretor de gado. Foto: assessoria/ PCAC.

As investigações continuam em andamento, com o objetivo de localizar o líder foragido e identificar outras possíveis vítimas da organização. A Polícia Civil orienta a população a sempre verificar a veracidade de anúncios e a desconfiar de propostas muito vantajosas nas redes sociais.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas