ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Oscilação do Rio Acre acende luz vermelha para possível transbordamento em Rio Branco, alerta Cláudio Falcão
A instabilidade no nível do Rio Acre tem preocupado autoridades e acendido o sinal de alerta para possíveis enchentes na capital acreana. A variação acentuada do volume de água nos últimos dias indica riscos iminentes, especialmente diante da previsão de chuvas intensas na região.
De acordo com Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, o rio apresentou oscilações significativas nas últimas semanas. No dia 29 de dezembro de 2024, o nível atingiu 11,60 metros. No entanto, no último sábado, houve uma retração para 8,23 metros e, já nesta segunda-feira, o nível caiu para 7,19 metros. Apesar da redução, a situação ainda exige atenção.
“Ainda que o rio esteja com 7 metros, não podemos considerar uma cota segura. Com a degradação do rio Acre, ele não se comporta mais como antes. Dependendo das chuvas intensas, tanto na capital quanto nas cabeceiras, o nível pode subir de 5 a 6 metros em menos de 24 horas”, alertou Falcão.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Rio Branco já colocou em prática o Plano de Contingência para situações de cheia. O Parque de Exposições está preparado para receber famílias que possam ser afetadas, e equipes das secretarias municipais estão mobilizadas para atender eventuais emergências. A Defesa Civil também intensificou o monitoramento em bairros com histórico de alagamentos.
“As secretarias estão alinhadas, as reuniões já foram realizadas e todas as ações estão sendo executadas para que possamos agir no momento certo”, destacou o coordenador.