SAÚDE
Surto de sarampo na Bolívia faz prefeitura de Brasiléia ampliar Dia “D” de Vacinação contra a doença
Prevenção e mobilização, diante do avanço de casos de sarampo registrados na Bolívia, país vizinho ao nosso estado Acreano, a Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou a campanha de vacinação com a realização do Dia “D” contra o sarampo nesta terça-feira (15), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tufic Mizael Saady.
A ação teve grande adesão da população, que compareceu para garantir a imunização de crianças, jovens e adultos. O objetivo é reforçar a proteção coletiva e evitar a reintrodução da doença no município, que não registra casos há 25 anos.
O evento contou com a presença do diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Dr. Eder Gatti, que acompanhou de perto a mobilização e destacou a importância da vacinação e da mobilização da equipes da Secretaria Municipal de Saúde do município como uma ferramenta essencial para conter o avanço da doença. Representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (SESACRE) também participaram da ação, fortalecendo a cooperação entre município e estado.
Para o secretário municipal de Saúde, Francelio Barbosa, a iniciativa demonstra o comprometimento da gestão com a saúde pública. “Esta mobilização reflete nosso compromisso com a prevenção e com o bem-estar da nossa população. Brasiléia está de parabéns pela grande participação dos moradores”, destacou.
A campanha de vacinação contra o sarampo continua ativa em todas as unidades de saúde do município. A orientação é que pais e responsáveis mantenham o cartão de vacinação atualizado, especialmente de crianças, público mais vulnerável à doença.
Segundo dados atualizados da SESACRE, a Bolívia já confirmou mais de 120 casos de sarampo, sendo que ao menos um deles ocorreu no departamento de Pando, na fronteira direta com Brasiléia.
Até segunda-feira (14), eram 80 ocorrências. O avanço do surto no país vizinho coloca o Acre em estado de alerta máximo.
A Prefeitura reforça o apelo à população:
“Proteja-se e proteja sua família. Vacinar é um ato de responsabilidade coletiva!”