Convenções partidárias começam nesta segunda-feira e ocorrem até o dia 16 de setembro

Dell Pinheiro para Acre News

Já estão permitidas em todo país, as convenções partidárias que irão definir os nomes dos candidatos ao pleito municipal deste ano. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, os partidos políticos poderão realizar suas convenções em formato virtual.

Pelo calendário, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral(TSE), os encontros devem ocorrer até o dia 16 de setembro.

Durante esse período também será definido os critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). De acordo com o TSE, as legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas.

As eleições municipais ocorrerão no dia 15 de novembro. E, caso aconteça um segundo turno, no dia 29 de novembro.

A Justiça Eleitoral ressalta que a lista de presença das convenções poderá ser registrada por diversos meios, como assinatura eletrônica, áudio e vídeo, coleta presencial, ou qualquer outro mecanismo que possibilite a efetiva identificação dos participantes. No caso da coleta presencial, devem ser observadas as leis e as regras sanitárias.

Cronograma eleitoral

– 31 de agosto a 16 de setembro: convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos(prefeito e vereador);

– 31 de agosto a 26 de setembro: período para o registro de candidaturas. Início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio e TV para elaboração do plano de mídia;

– 27 de setembro: Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet

– 15 de novembro: 1º turno das eleições;

– 29 de novembro: 2º turno das eleições;

– 15 de dezembro: Último dia para entrega das prestações de contas;

-18 de dezembro: Prazo final para diplomação dos eleitos;

 

Mais Lidas