MIX

 A LENDA RETRATADA
– A lenda da cobra grande, também chamada de “lenda da cobra grande da Amazônia” é muito popular nas regiões norte e nordeste do país.Esse personagem do folclore brasileiro, é conhecido pelos nomes Cobra Honorato, Norato ou Boiuna, uma cobra gigantesca que habita as profundezas dos rios ou dos lagos.Dependendo da localidade (Amazônia, Acre, Pará, Tocantins, Roraima, etc.), existem diversas versões dessa lenda, as quais foram passadas de geração em geração.
A estória mais comum por trás dessa personagem ameaçadora é da índia de uma tribo amazônica que ficou grávida da cobra Boiuna.
Ela deu à luz a duas crianças gêmeas que nasceram com aparência de cobras. O menino recebeu o nome de Honorato (ou Norato); e a menina, Maria Caninana.
Assustada com a aparência de sua prole, ela decidiu lançar seus “filhos-cobras” no rio.
Em Rio Branco reza a lenda que a cobra grande habita a curva do rio na Gameleira e o nosso artista plástico Fernando França, a partir de uma foto de Altino Machado, produziu a tela “Onde Mora a Cobra Grande”.
Sensacional!

Por Fernando França

 

NOVOS VOOS
– Governador Gladson Camely acordou com a empresa área Passaredo Linhas Aéreas para operar as rotas Manaus- Porto Velho- Rio Branco- Cruzeiro do Sul- Rio Branco- Porto Velho- Manaus.
– Pelo site da companhia o voo inaugural acontece no próximo dia 28 de setembro.👏👏👏

 

 

CROCHÊ 

– As velhas e boas “agulhas da vovó” estão de volta… a arte do crochet voltou com força total compondo o acervo, principalmente, das belas e fashions mesas postas. E nessa arte, a artesã acreana Lúcia Ad-víncula, é fera e nós fala sobre seu talento com as agulhas:

– “Desde criança observava uma prima mais velha a fazer crochet. Passava horas olhando e desejando aprender. Até que um dia, aos 11 anos, ela me ensinou os primeiros pontos. Ao longo do tempo fui treinando, me aperfeiçoando porém, fazia algumas coisinhas somente pra minha casa. Com o ingresso na minha primeira faculdade, bem como, casamento, filhos e tendo que me dedicar muitos nos estudos para conseguir ingressar no emprego público, acabei me afastando do crochet por falta de tempo.
Durante a essa pandemia, como consequência de alguns problemas pessoais, desenvolvi um quadro de ansiedade e, vi no crochet uma forma de terapia para combater a ansiedade e também uma oportunidade de fazer algo diferente da minha profissão. Foi aí então, que passei a pesquisar vários trabalhos em crochet na internet, porém me apaixonei pelos SOUSPLAT.
Estou começando no mundo do sousplat em crochet mas, cada peça que confecciono é com muito carinho pra vcs.”

 

 

BOA LEITURA 

“Minha vontade era começar dando dicas voltadas para as artes( plásticas e rítmicas, principalmente), mas vou desacelerar ( risos), pois para compreendermos melhor o universo artístico precisamos exercitar a mente e criar uma atmosfera que valorizará mais ainda sua apreciação.
AS COISAS QUE VOCÊ SÓ VÊ QUANDO DESACELERA, que já vendeu mais de 3 milhões de cópias, foi escrito pelo Monge Budista, HAEMIN SUNIM, editora Sextante, 2017, 255 pág. É um livro para se ler aos poucos e deixá-lo sempre por perto.
São oito capítulos que tratam de vários aspectos da vida – amor, amizade, trabalho e aspirações – e de como a prática da atenção plena pode nos ajudar com cada um deles.
Um livro que até as ilustrações encantam.
Aprecie e desacelere!”
Monelyze Andrade Lemos
@monelyze
@latelierdupiano

 

 

REABERTURA “MAIS ACADEMIA”

– Finalmente as academias reabriram. De forma cautelosa e com todos os cuidados necessários retomam as atividades indispensáveis para o “bem” do corpo e da mente.

– Empresária Juliana Gusmão, da MAIS Academia explica sobre a reabertura:
– “Nesta terça dia 25 reabrimos, após 157 dias…Foi um recepção incrível, muitos alunos voltando e novos surgindo. Ainda estamos restritos à musculação e crossmais. As aulas coletivas, kids e o atendimento ao idoso maior de 60 anos ainda estão proibidas.
– Para o funcionamento, todos os funcionários estão utilizando os EPIS e protetores faciais, além do obrigatório uso da máscara. Espaço arejado e distanciamento de 2m de cada aluno, além do kit de higiene fornecidos a todos na entrada. Aferimos temperatura e os calçados passam por tapete higienizante”.
– Ou seja, a academia está adotando todos os cuidados necessários para sua segurança na hora daquela malhaçao! Sucesso MAIS!

 

FELIZ ANIVERSÁRIO 

 

DELÍCIA DE CARA NOVA

Amigo Eliezer inovando em suas embalagens da pizzaria do Patetao: novas embalagens com logo da pizzaria e seus parceiros.Dentro, papel manteiga pra sua pizza chegar sequinha, fumegando e… deliciosa!

 

ACERTE NO COPO&TAÇA

 

 

PINCELANDO…
-STJ decide que Google deve fornecer dados sobre Marielle Franco. Controvérsias sobre privacidade ….
-Bolsonaro discorda da proposta de Paulo Guedes no tocante ao Renda Brasil e a relação entre eles fica “tensa”.
-Bolsonaro discute também o valor do benefício emergencial” nem será 200 nem 600 diz Presidente”.
– Visando a reeleição , o Presidente, ignorando o teto de gastos, esticou o auxílio até dezembro. Politicagem pura e simples!
– Aliás Bolsonaro sem partido se encontra com a ala bolsonarista do PSL. Política… política…
– Reunião do Fórum Econômico Mundial de 2021 è adiada em razão da pandemia. Nova data ainda não confirmada.
– Suspensas as festividades de 07 de setembro pelo Governo do Estado. Medida acertada!
– Em que pese a diminuição dos casos de Covid no Estado as aglomerações ainda não são permitidas e vale manter os cuidados de distanciamento social e o uso de máscaras.
– Sábado,29, a OAB promoveu sua tradicional Feijoda, no esquema Drive- Thru. Show!
– Até semana que vem!

Mais Lidas