22 C
Rio Branco
quinta-feira, janeiro 21, 2021

ESTÁ CONSUMADO


A expressão acima foi dita por Jesus na cruz, em meio a açoites, dores atrozes e zombaria. Cruéis pecadores, que não entenderam nada do que o Salvador falava, agiam como algozes do Filho de Deus e O expunham ao ridículo e à execração popular.

O que queria Jesus dizer? A frase equivale simplesmente a “nada mais tenho a fazer”, obra terminada”, “o que tinha de ser feito já foi”, “plano concluído”. Tentarei explicar melhor. O plano de redenção da humanidade estava elaborado antes de o mundo ser criado. Isso explica por que no Apocalipse Jesus é o Cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo.
Segundo nos informa a Palavra de Deus, nenhum de Seus planos pode ser frustrado. Para redimir o homem, alguém teria que morrer e verter seu sangue, porque sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. Contudo, como ocorrera com os sacrifícios na lei mosaica, o Cordeiro a ser imolado deveria ser perfeito, sem mancha ou defeito algum.

Deus não encontrou um homem puro, santo e justo em toda a terra. Por amor, inefável amor, decidiu enviar Seu próprio Filho, o verbo que Se fez carne e habitou entre nós. Viveu 33 anos neste vale de lágrimas, como um de nós, porém sem cometer um só pecado.

É bom lembrar aqui que toda família em Israel tinha um cordeiro. Sem importar qual família, em toda casa existia um cordeiro sem manchas. A família Carvalho, por exemplo, possuía o seu, os Ferreira, os Silva todos tinham esse animal. Deus também tinha o Seu Cordeiro. João Batista disse a respeito de Jesus que “Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
Jesus foi à cruz para realizar o sacrifício perfeito, único e eterno, oferecendo-nos graciosamente o perdão dos pecados e a salvação. Não havia mais necessidade de sacrifícios. O que tinha de ser feito Cristo fez ali.
O plano perfeito de Deus concernente à redenção foi concluído. Eis por que o brado de vitória “Está Consumado” se reveste de profundo significado. Sangue inocente foi derramado.
O preço do nosso resgate já foi pago, nossa dívida foi cancelada, a cédula que era contra nós Ele a cravou na cruz. Tirou-nos do império das trevas e nos transportou para o Reino do Seu Filho amado.

Com o coração cheio de gratidão, louvemos ao Senhor. Nada mais nos resta a fazer. Tudo está consumado. Só agradeça. E louve.





Mais Lidas