22 C
Rio Branco
quinta-feira, janeiro 21, 2021

Novo helicóptero do Governo deve chegar ao Acre na próxima sexta-feira


Agência de notícias do Acre

A frota do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) recebe na próxima sexta-feira, 2, mais uma aeronave, um helicóptero Esquilo B2. Batizado de Hárpia 04, a aeronave foi adquirida pelo governo do Acre com o dinheiro do seguro do Hárpia 02, totalmente danificado em um acidente sem vítimas no início deste ano.

Painel de controle do helicóptero Esquilo B2, adquirido pelo governo acreano, está entre os mais modernos da aviação mundial Foto: Cedida

Desde a semana passada, a equipe do Ciopaer está em São Paulo agilizando a documentação e testando a aeronave para o voo até Rio Branco. O coordenador do Ciopaer, Naick Trindade, disse que na segunda e terça-feiras, os pilotos fizeram voos para testes na aeronave e avaliaram todos os itens de segurança. Um mecânico também integra a equipe da Secretaria de Segurança na missão.

O governador Gladson Cameli afirmou que o transporte aéreo no Acre não é luxo, mas uma necessidade, principalmente para as populações que vivem nos lugares mais remotos e distantes das cidades. “A vinda desse helicóptero será muito importante para darmos continuidade aos serviços realizados com muita competência pelos nossos guerreiros do Ciopaer em todos os municípios acreanos. O nosso objetivo é fortalecer a frota de aeronaves do governo, para que possamos atender quem mais precisa e ajudar a salvar vidas”, afirmou Cameli.

O secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Cézar dos Santos, destacou o trabalho burocrático e operacional da equipe do Ciosp desde o acidente com a antiga aeronave até a liberação do novo helicóptero. “Nossa equipe se empenhou sem limites para que o Acre não ficasse no prejuízo por causa daquele acidente. Tínhamos a certeza de que o seguro iria cobrir a aquisição de uma outra aeronave, porque estávamos com todas as obrigações em dia. Demorou um pouco além do que prevíamos, mas na sexta-feira, 2, o novo Harpia vai aterrissar aqui para reforçar as importantes ações que o Ciopaer sempre desenvolveu”, reforça.

O novo Harpia é do mesmo modelo do anterior, um Esquilo B2, porém mais novo, moderno e com menos horas de voo. Tem capacidade para transportar seis pessoas, incluindo a tripulação. O helicóptero, fabricado em 2013, possui cerca de 500 horas de voo.





Mais Lidas