POR QUE IR À IGREJA

Enoque Brandão, Pastor e Jornalista

 

É comum nos dias atuais as pessoas abandonarem a frequência aos cultos sob a alegação de que o templo não é igreja. “Nós é que somos“, defendem os “desigrejados”.

Mas nenhum de nós, individualmente, é a igreja. Cada crente é uma pedra nesse edifício chamado igreja. O cristão é membro do corpo de Cristo, do qual Ele, Jesus, é o cabeça e também o Salvador do corpo.

A igreja do primeiro século reunia-se diariamente nos templos e também de casa em casa, e não cessava de ensinar e anunciar Jesus, o Cristo (At 5.42). Apesar de as sinagogas não serem o que deveriam ser, a Escritura mostra que toda semana o Senhor Jesus estava lá. Ele a chamou de “minha igreja” e foi Ele quem a edificou. Paulo aconselha: “Não abandonem sua congregação”.

O que tem ocorrido é que muitos vão à igreja com a motivação errada, sem considerar o culto uma oportunidade de adoração a Deus e sem fazer tudo para promover-Lhe a glória. A preocupação de alguns é se sentirem bem e confortáveis, pensarem apenas no próprio umbigo e terem o ego massageado. O culto torna-se antropocêntrico, isto é, centrado no bem-estar do homem, como num clube social.

Assim, recomendo a você que não vá à igreja em busca de entretenimento e de riquezas materiais. Garanto que não ficará rico se for ao templo com esse pensamento. A igreja não é agência bancária. Se você ofertar pensando em barganhar com Deus, vai acontecer o que se vê, infelizmente, em muitas igrejas hoje: somente os pastores, bispos e apóstolos é que enriquecem e criam impérios para si mesmos.

Em vez disso, vá à igreja pensando em Deus, em adorá-Lo e promover-Lhe a glória. Ore e louve ao Senhor que Lhe deu a vida. Ele é o nosso tesouro e não temos outro bem além de Cristo. Alegre-se quando o convidarem para ir à casa do Senhor, seja reverente e com certeza você exclamará como o salmista: “Quão amáveis são os Teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!”.

Não fale mal da igreja, afinal, ela é a noiva de Cristo, a esposa do Cordeiro.

Nada como ser igreja de Jesus Cristo.

Mais Lidas