
Da Redação
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já foram registradas no aplicativo Pardal, seis denúncias sobre informações falsas ou distorcidas no pleito municipal deste ano na capital acreana.
Em todo o país, já foram recebidas mais de 2,3 mil reclamações de propaganda eleitoral irregular, das quais são apuradas pelo Justiça.
Das cidades, Jauru, em Mato Grosso, lidera até agora a lista de denúncias, com 47 registros. O número de reclamações pode ser acompanhado (por tempo real) por meio do endereço eletrônico pardal.tse.jus.br.
Sobre o Pardal
Desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) para o pleito de 2014, a ferramenta também foi utilizada de forma experimental por alguns Estados. Desde as Eleições Municipais de 2016, o aplicativo passou a ser adotado pela Justiça Eleitoral em todo o Brasil.
Em 2018, o sistema de triagem das denúncias foi aprimorado, a fim de facilitar o trabalho de apuração por parte dos TREs e do Ministério Público Eleitoral (MPE).
O Pardal tem como finalidade incentivar os cidadãos a atuar como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral. Além do aplicativo móvel, a ferramenta tem uma interface web, que é disponibilizada nos sites dos TREs para envio e acompanhamento das notícias de irregularidades.