24 C
Rio Branco
sábado, janeiro 16, 2021

Gol volta a cancelar voos para Cruzeiro do Sul


Os moradores de Cruzeiro do Sul e aqueles que desejam viajar para a cidade no final do ano voltaram a encontrar dificuldades em comprar passagens aéreas. Isso porque a única empresa que atua na cidade, a Gol Linhas Aéreas voltou a cancelar voos importantes em dezembro.

Entre os voos cancelados estão dos dias 19, 25 e 31 de dezembro, conforme o site da empresa. A empresa voltou a operar em Cruzeiro do Sul no último dia 19 de outubro, após sete meses com voos suspensos por conta da pandemia da Covid-19.

A retomada das atividades para a cidade ocorreu após um acordo firmado entre o Ministério Público Estadual e a empresa aérea ainda em setembro. Em nota enviada ao G1, a Gol informou que tem cumprido o acordo assinado com o MP-AC.

“A programação de voos da GOL visa garantir o equilíbrio entre o novo cenário de demanda e a qualidade e amplitude da nossa malha aérea, sempre com Segurança. Lembramos que a malha da companhia é dinâmica para melhor atender seus clientes e aos movimentos do próprio mercado. Reforçamos que a GOL está seguindo todas as regras do acordo com o Ministério Público do Acre. O acordo prevê, expressamente, as condições e o prazo para que eventuais cancelamentos sejam informados pela companhia, sendo certo que a GOL está atuando nos exatos termos”, disse.

Ainda no mês de novembro, foram cancelados cinco voos, segundo informou o empresário Francisco Castro, dono de uma agência de viagens que atua na cidade. Entre os voos cancelados estão dos dias 1, 2, 4, 7 e 15 de novembro.

Voo para Cruzeiro do Sul no próximo dia 25 de dezembro está indisponível no site da Gol  — Foto: Reprodução
Voo para Cruzeiro do Sul no próximo dia 25 de dezembro está indisponível no site da Gol — Foto: Reprodução

Sem voos por sete meses

Sem voos para a segunda maior cidade do Acre desde a segunda quinzena de março até outubro, não só os empresários que trabalham com turismo amargaram os prejuízos, mas a população também, pois tinham apenas como alternativa de chegar ou sair da cidade a BR-364 de carro ou ônibus.

No primeiro momento, os voos foram retomados durante quatro dias da semana, e a partir do dia 2 de novembro, os voos voltaram a ser diários. Todas as informações foram divulgadas na página da empresa na internet.

Ação judicial

Em agosto deste ano, o MP chegou a pedir que a companhia aérea fosse multada em R$ 1 milhão por descumprir uma decisão da Justiça em Cruzeiro do Sul para retomada dos voos para o município que tinha sido determinada para o dia 5 de agosto.

O MP ainda tinha pedido que a GOL fosse condenada por má-fé e bloqueio diário de contas da empresa.

Com o acordo feito, a companhia se comprometeu a voltar a operar para a cidade de Cruzeiro do Sul até o dia 15 de março de 2022. O MP acrescentou que após esse prazo, cumprido todo o acordo, o processo judicial movido contra a empresa, que resultou em sua condenação na obrigação de não cancelar voos para o Juruá, deve ser arquivado.

Fonte: G1.com





Mais Lidas