20 C
Rio Branco
quarta-feira, janeiro 20, 2021

FOTO LEGENDA – Palácio Rio Branco


Inaugurado em 1930, o Palácio Rio Branco — sede do Governo do Estado do Acre — teve seu desenho inspirado na arquitetura grega, em estilo neoclássico. O prédio foi inaugurado ainda inacabado, sendo construído aos poucos e totalmente pronto no governo Guiomard Santos. Hoje, tanto moradores quanto turistas podem conhecer o espaço que é um dos marcos do projeto de modernidade de Rio Branco, e nós não poderíamos ficar de fora e vamos apresentar tudo a vocês.

Com visão de futuro, o então governador Hugo Carneiro começou a construir uma série de prédios em alvenaria, rompendo barreiras e obstáculos à realização de um projeto de logística extremamente complexa para aqueles tempos. Portanto, o Palácio se constitui efetivamente em um marco de modernidade em vários aspectos.

Revitalizado por Jorge Viana, o Palácio Rio Branco também é sede da história da formação do Acre. O acervo é constituído em mostrar parte do patrimônio cultural e arqueológico do Estado, como os geoglífos, as formas geométricas de milhares de anos localizadas no Vale do Acre, além da Revolução Acreana, a vida seringueira, os empates e a luta de Chico Mendes. Toda a história do povo acreano está localizada no edifício.

Desde que foi restaurado, o Palácio foi visitado por mais de 270 mil pessoas. Parte do prédio foi ambientado com exposições que apresentam as fases históricas do povo acreano. E é cada vez maior o número de turistas de outros Estados e do exterior que buscam conhecer essa história, e a encontram no Palácio Rio Branco.

Ficou curioso? Portanto, acompanhe com a gente essa viagem na história e se surpreenda com fatos marcantes para a construção do Estado do Acre e para compor a história do nosso país.

 





Mais Lidas