Os profetas do caos, que andam aparecendo na mídia anunciando um Acre no mesmo patamar de Manaus em relação a Covid, serão frustrados. Pelo menos se depender do esforço que o governo vem fazendo, não haverá aqui a calamidade registrada na capital do Amazonas por ocasião da segunda onda do vírus.
A subsecretária de saúde do Estado, Paula Mariano, médica, está no front desde que a pandemia iniciou. Inclusive perdeu o pai, o conselheiro do Tribunal de Contas José Augusto Farias, para a doença. Ela tem consciência da letalidade da doença, das dificuldades que o governo vem enfrentando, sobretudo graças ao desleixo das pessoas com as medidas sanitárias, mas descarta esse caos anunciado.
“O esforço do governador e de toda a equipe tem sido muito grande. As pessoas precisam se comportar para que não tenhamos cenários aterradores no futuro”, diz a subsecretária. Ela conclui que o Estado vencerá a batalha. Para isso, Paula Mariano anuncia a abertura de 20 UTIs novas, dez no Pronto Socorro, em Rio Branco, e dez no Hospital do Juruá, além de pelo menos 40 novos leitos. “Estamos lutando para evitar o caos”, finaliza.