Idosos acima de 85 anos recebem a primeira dose da vacina do COVID-19 em Rio Branco

Vacina é aplicada em idosos acima de 85 anos (Foto: Dircom)

A Prefeitura de Rio Branco intensificou a vacinação contra a covid-19 estendendo o imunizante para os idosos acima de 85 anos, nesta terça-feira, 16, no sistema drive thru. O Município montou o posto de vacinação no antigo estacionamento do Detran para atender o público-alvo desta fase da campanha.

Acompanhado de autoridades sanitárias do Estado e do Município, o prefeito Tião Bocalom, visitou o local de vacinação. Em conversa com jornalistas disse se sentir muito feliz porque pelo menos essa luz no fim do túnel está aparecendo. “Gostaríamos que tivesse vacina suficiente, mas o Brasil precisa de quase 400 milhões de doses e isso não se faz rapidamente, porém pelo menos a gente já tem uma luz no fim do túnel”, disse Bocalom.

Estado e município em parceria contra a covid (Foto: Dircom)

Alysson Bestene, secretário de Saúde do Estado (Sesacre), lembrou que desde o início da pandemia o poder público tem se esforçado para dar toda assistência às pessoas. “Gostaria de parabenizar todas as equipes envolvidas pelo empenho e comprometimento, porque quem ganha com isso é a população”, observou.

O gestor da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Frank Lima, explicou que as vacinas estão sendo disponibilizadas para pessoas com 85 anos ou mais, porque as que chegaram para pessoas institucionalizadas e acima de 90 anos, foram aplicadas, mas ficou sobra de reservas. “Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, a Semsa desceu a faixa etária para que pudesse imunizar mais pessoas”, disse.

A ação foi acompanhada pelo Ministério Público, que reconhece o esforço da Prefeitura de Rio Branco. “A gente sempre preza por tentar melhorar ainda mais a condução dos processos, muito embora, haja uma certa necessidade de se agilizar ainda mais. O certo é que o Programa Nacional de Imunização ainda não definiu cronogramas exatos para que o município também possa avançar de maneira ainda mais eficiente”, explicou o Promotor de Justiça, Gláucio Oshiro.

Mais de 7 mil pessoas foram vacinadas em Rio Branco (Foto: Dircom)

De acordo com o prefeito Tião Bocalom, na próxima semana deve chegar mais um lote de vacina em Rio Branco e assim, o município vai criando a oportunidade das pessoas ficarem mais tranquilas. “Realmente, lutar contra a covid não é fácil. A quantidade de pessoas que estão falecendo é muito grande. É difícil demais para todos nós”, lamentou o prefeito.

NÚMEROS DA VACINA

Rio Branco recebeu, na primeira fase da vacina, 3.600 doses do tipo CoronaCac. Deste total, 600 doses foram destinadas às pessoas acima de 60 anos institucionalizadas. As outras 3.000 doses destinadas à profissionais de saúde da linha de frente do enfrentamento da covid.

Na segunda remessa, a capital acreana recebeu 3.000 doses da vacina Oxford/Astrazeneca e 1.200 doses do tipo CoronaVac, perfazendo um total de 4.200 doses. Nessa remessa, foram destinadas 600 doses para idosos acima de 80 anos acamados e 3.600 doses para profissionais da saúde pôr ordem de prioridade.

Na terceira remessa, Rio Branco recebeu 1.500 doses de vacinas do tipo CoronaVac. 880 doses foram destinadas aos idosos acima de 90 anos. E 620 doses para profissionais da saúde por ordem de prioridade. Ao todo, o município recebeu 9.300 doses de vacina para o combate ao novo coronavírus.

Vacinados

6.280 profissionais de saúde;

285 idosos acima de 80 anos acamados;

279 idosos acima de 90 anos;

161 idosos acima de 60 anos institucionalizados.

Ao todo, já foram vacinados e computados, até a última sexta-feira, 12, 7.005 pessoas, faltando computar a produtividade de sexta-feira e do feriado.

A Semsa inicia nessa quarta-feira, 17, a segunda dose da vacina para o público que já tomou a primeira. A intenção da instituição é zerar, até sexta-feira, o estoque das vacinas recebidas pelo município

Mais Lidas