URGENTE – Gladson vai declarar emergência no Acre devido pandemia e cheias

O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), vai decretar estado de emergência nas próximas 48hs. Os problemas se acumularam com pandemia, surto de dengue, imigração na divisa com o Peru, além das cheias dos rios de Rio Branco ao Juruá. Ele embarca nesta quarta-feira, 17, para Brasília. Disse ao Acrenews que vai pedir ajuda da bancada federal e socorro ao presidente Bolsonaro. “É muito problema ao mesmo tempo. Vou decretar emergência nas próximas 48hs”, disse.

O governo de um país pode declarar que se encontra em estado de emergência. Isso significa que o governo pode suspender e/ou mudar algumas das funções do executivo, do legislativo ou do judiciário enquanto o país estiver neste estado excepcional, alertando ao mesmo tempo seus cidadãos para que ajustem seu comportamento de acordo com a nova situação, além de comandar às agências governamentais a implementação de planos de emergência.

Um governo pode declarar estado de emergência em resposta a desastres naturais ou causados pelo homem, períodos de desordem civil, declarações de guerra ou situações envolvendo conflitos armados internos ou internacionais.[1][2]

Mais Lidas