EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO Gonzaga diz que PSDB está fechado com prefeitos da capital e Cruzeiro e ignora “olho gordo” por sua cadeira
O presidente da Assembléia Legislativa do Acre, deputado estadual Luiz Gonzaga, disse à coluna agora há pouco que seu partido, o PSDB, está mais do que comprometido com as duas principais pré-candidaturas a prefeitos do Acre apadrinhadas pelo Governo, a de Alysson Bestene em Rio Branco e a de Zequinha Lima em Cruzeiro do Sul, ambos do PP, não dispondo de tempo para se preocupar com supostos “olhos gordos” em direção a cadeira que ocupa na Aleac e cuja eleição so deve acontecer no final do ano ou início de 2025. “Essa eleição (mesa diretora) só vai acontecer no inicio do outro ano (2025). Não faz sentido discuti-la no momento”, justificou. Ao se posicionar firme em apoio às pré-candidaturas do Palácio Rio Branco, Gonzaga antecipa o apoio mais importante para a reeleição dele e de Nicolau Júnior (PP) como primeiro secretário. Quanto a posição de seu partido, está mais do que sacramentada a aliança com o PP na capital e em Cruzeiro. Quanto a atuação da Assembléia Legislativa em 2024, o presidente disse que se dará por satisfeito se repetir a atuação de 2023. “O Acre está reconhecendo a participação da nossa casa legislativa dos grandes debates e nas questões mais importantes de nosso Acre. Vamos repetir 2023”, garante.
Momento do Gladson
Quando alguns adversários acreditam que o governador Gladson Cameli (PP) vai cair, ele surge mais forte nas pesquisas. Cameli vive uma situação tão confortável que se dar ao luxo de ter seu apoio nas eleições para prefeito desejado por todas as correntes políticas. Até o MDB ainda sonha com o apoio de Cameli a candidatura de Marcos Alexandre. Repare que ninguém bate no Gladson, senão alguns gatos pingados militantes de redes sociais.
Confronto em Xapuri
A deputada federal Antônia Lúcia (Republicano) não esconde o desejo de “atropelar”, em Xapuri, a candidatura à prefeito que será patrocinada pelo deputado Manoel Moraes (PP), cujo nome ainda é estudado. Ela vai apoiar o ex-deputado Antônio Pedro, do União Brasil.
Equação de 5° grau
O deputado estadual Tadeu Hassem (Republicano) tem uma questão para equacionar em Brasileia junto com a irmã, a prefeita Fernanda Hassem, com a filiação dela e seu grupo no PP. Agregar ao redor o União Brasil e o grupo da deputada Maria Antônia (PP), onde está o pré-candidato a prefeito Joelson Pontes. Não vai ser um negócio muito fácil.
MDB só
Do outro lado desse emaranhado em Brasileia sobrou o MDB com a candidata Leila Galvão, que terá que contar com apoio de partidos da esquerda, inclusive o PT, para não ficar só.
Não dá pra ignorar
Todas as candidaturas competitivas a prefeito de Tarauacá, sobretudo a favorita, do médico Rodrigo Damasceno (PP), precisam considerar ao menos conversar com a opção mais nova surgida no município, a pré-candidatura do empresário Zé Filho.
Tá em Feijó
Encontrei a missionária Débora Bonfim neste domingo no culto da igreja Assembléia de Deus Calafate, onde ela ministrou a palavra. Ao final do evento, perguntei a ela pelo marido, o ex-deputado Cadmiel Bomfim. A resposta: – Está em Feijó. Não sai mais de lá. Cadmiel é pré-candidato a prefeito de lá, onde nasceu e viveu até entrar na Polícia Militar, onde é sargento.
Forte no Bujari
Com o apoio de um grupo empresarial que dá as cartas em Rio Branco, o pré-candidato a prefeito de Bujari, Roberto Kalid, passa a ter muitas chances na disputa. Ele é dono do Rancho Sumaia e participa ativamente da política no município há pelo menos 10 anos.
Volta do Michel
Quem também está planejando disputar a prefeitura de Bujari é o ex-prefeito Michel Abrahão. Ele anda conversando com a direção do União Brasil.
Briga em Porto Acre
Porto Acre poderá ter quatro fortes candidaturas a prefeito nas eleições desse ano. Massimo, da Igreja Quadrangular, com apoio do prefeito Bene Damasceno (PP); Gilcirley Rodrigues em um grupo alternativo onde estão alguns ex-prefeitos; Zé Maria, ex-prefeito, que está de volta ao PT; e a professora Keila Mara.