CULTURA & ENTRETENIMENTO
Morre em Rio Branco o artista Jorge Rivasplata, peruano que escolheu o Acre como sua “pátria”
O artista Jorge Rivasplata morreu na madrugada deste domingo, 25, mo Pronto Socorro de Rio Branco. Ele estava internado desde a semana passada, desde que sofreu um acidente em casa e acabou quebrando o fêmur. Foi cirurgiado, porem estando internado acabou complicando devido falta de potássio, fez hemodiálise e, segunda a sua esposa Guadalupe, estava com muita sonolência e nesta madrugada faleceu.
Jorge Rivasplata de La Cruz, 90 anos, é um artista plástico peruano que vive em Rio Branco, no Acre, há mais de 25 anos. Sua múltipla pertença – ele se considera um acreano de coração e tem também origens bolivianas – confere ao seu trabalho uma plástica propriamente latino-americana, com tons de terra e representações da vida, da história e da cultura da Amazônia latina.
Seu trabalho já foi exposto em várias cidades da Amazônia brasileira, da América Latina, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia. Atualmente ele trabalha ministrando oficinas gratuitas e populares e vendendo seu trabalho numa pequena loja no centro de Rio de Branco. Rivasplata milita também pela construção de uma escola de artes e de um museu que comporte obras que se voltem para a história acreana.