POLÍCIA
MPAC participa de incineração de 1,5 tonelada de drogas em Rio Branco
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Apoio Operacional das Procuradorias e Promotorias de Justiça Criminais (CAOP-CRIM), participou, na quinta-feira (14), de uma operação da Polícia Federal (PF) para a incineração de aproximadamente 1,5 tonelada de entorpecentes na capital acreana. A ação contou também com a presença de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público Federal (MPF) e da Vigilância Sanitária.
As drogas incineradas eram, em sua maioria, cocaína e maconha e provinham de diversas apreensões realizadas pelas forças de segurança pública do Acre, notadamente Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar. As apreensões aconteceram em virtude de prisões, apreensões em flagrante delito e de operações de combate ao tráfico de drogas e a facções criminosas conduzidas pela própria PF.
A coordenadora do CAOP-CRIM, promotora de Justiça Aretuza de Almeida Cruz, destacou que a legislação prevê que o Ministério Público deve acompanhar a incineração de drogas apreendidas pelas forças policiais para garantir a lisura do procedimento e evitar qualquer eventual alegação de nulidade ou desvio dos produtos apreendidos
“A quantidade de drogas incineradas hoje é significativa e demonstra o bom êxito dos trabalhos das forças de segurança na repressão ao tráfico de drogas no estado”, ressaltou a coordenadora.