ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ministério reconhece Decreto de Emergência após erosão do Rio Acre na região da ETA II, na capital
Por Wanglézio Braga
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu o Decreto de Emergência assinado pelo prefeito Tião Bocalom (PL) após erosão de uma das margens do Rio Acre. A portaria de reconhecimento foi publicada na edição de hoje (08) do Diário Oficial da União (DOU), assinada por Wolnei Wolf Barreiros, secretário da pasta.
No dia 08 de abril, o prefeito Bocalom decretou emergência na Estação de Tratamento de Água (ETA), popular ETA II. Equipes do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) relataram que por força da erosão, parte da estrutura vem cedendo e pode comprometer a captação de água da capital.
Há época, o Rio Acre havia baixado 13 metros, em 20 dias, o que fez com que ocorresse a tragédia natural. Por isso foi necessário declarar emergência no local. O desmoronamento também afetou o Ponto de Adução, responsável por conectar a bomba do rio à lagoa, levando ao seu deslocamento de mais de dois metros
“Com esse decreto na mão, a gente vai buscar o reconhecimento nacional. Se a gente conseguir recurso federal, claro que a gente deixa de gastar o nosso aqui do município. Mas se a gente não tiver recurso federal, tenha certeza de uma coisa: a prefeitura vai continuar gastando o que for necessário para não deixar colapsar o sistema de água”, disse o prefeito durante entrevista coletiva.