GERAL
Acre ocupa a 17° colocação no ranking dos estados com melhores taxas de reciclagem de lixo
Por Wanglézio Braga
Com taxa de 1,13%, o Acre ocupa a 17° posição no ranking dos estados com melhores taxas de reciclagem do lixo gerado em suas cidades. A lista foi produzida pela Centro de Liderança Política (CLP), organização sem fins lucrativos que atua há 14 anos no país, e divulgado ontem (09) nas redes sociais.
Segundo a CLP, “este indicador do Ranking de Competitividade dos Estados, que compõe o pilar de Sustentabilidade Ambiental, avalia a taxa de recuperação de recicláveis em relação à quantidade de resíduos domésticos e públicos”.
“Ou seja, o quanto é reciclado do lixo produzido no estado. Importante notar que a adoção de políticas públicas que estimulem a reciclagem é um componente importante da agenda ambiental”, completa.
Do país, Roraima fica em 1° lugar. Paraná em 2°, Santa Catarina em 3°, Rio Grande do Sul em 4°, Amapá com a 5ª colocação e Mato Grosso do Sul na 6ª posição.
Da região norte, Roraima (10,51%) fica em primeiro, Amapá (4,18%) em segundo, Rondônia (2,20%) ocupa a terceira melhor colocação. O Acre vem em seguida. Depois aparecem o Pará (0,97%), Amazonas (0,61%) e por último, o Tocantins (0,59%).
“Reciclar o lixo é uma prática essencial para reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e para minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado. Isso também pode indicar um aumento na conscientização da população sobre a importância da reciclagem e um compromisso crescente das autoridades locais em promover políticas ambientais sustentáveis”, comentou a ambientalista Larissa Marcel, representante de uma ONG que atua na região.