GERAL
Mulheres que participaram de curso profissionalizante de pizza ganham certificado de Estado e prefeitura
Uma ação de empoderamento e cuidado com as mulheres marcou a noite desta quinta-feira, 6, em Mâncio Lima. Na oportunidade, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, certificou 20 mulheres que participaram do curso profissionalizante de preparo de pizza, ofertado pelo Programa Impacta Mulher.
“Concluir esse curso é a realização de um sonho. Não é todo dia que temos uma oportunidade dessa de forma gratuita. Vou abrir o meu próprio negócio. Com o certificado na mão, tudo vai ficar mais fácil”, disse emocionada a autônoma Maria Julia Braga, de 53 anos.
O curso, que teve duração de duas semanas, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Mâncio Lima e foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Além da qualificação profissional, as mulheres também contaram com uma rede de apoio para identificar e erradicar qualquer tipo de violência sofrida.
Lis Carvalho, representando a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) destacou que o compromisso do governo do Estado é levar políticas públicas que atendam às mulheres da capital e interior. “Para nós é um motivo de muita alegria, pois é uma forma de elas terem uma qualificação profissional, terem uma renda extra e também acabarem rompendo o ciclo da violência”, pontuou.
O Programa Impacta Mulher, nesta primeira etapa, alcançou mais de 415 mulheres em 11 municípios do Acre, quase 50 em Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. Os cursos abrangem as áreas da gastronomia, beleza e moda. Os recursos para as ações são provenientes de emenda parlamentar do então deputado estadual, José Bestene.
“Nós temos muito a agradecer. Esse curso vem para aperfeiçoar a mão de obra, qualificar as mulheres para melhorarem suas rendas, para empreenderem. Cada dia a gente vem trabalhar para melhorar a vida das pessoas e o governo do Estado e o Sistema S têm sido nossos parceiros”, explanou a vice-prefeita, Ângela Valente.
Também estiveram presentes o gerente do Senac no Juruá, Francisco Jayde; o gerente do Sebrae no Juruá, Jairo Negreiros; e o promotor de Justiça, Pablo Leone.