EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO “Uma vitória de Marcus Alexandre fortalece o palanque de Lula no Acre em 2026”, diz Bittar
O senador Márcio Bittar (UB) disse em uma reunião onde estavam prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais que, em casa de uma possível vitória de Marcus Alexandre em Rio Branco, o PT e a esquerda local se reabilitam. Ele foi mais enfático ao conjecturar que “o planaque do Lula será fortalecido”. Bittar foi aplaudido por todos ao justificar suas falas com base no comportamento da esquerda local, capitaneada pelo ex-senador Jorge Viana, que se arruma ao redor de Marcus bem silenciosa para não espantar o eleitor. Bittar terminou chamando toda a direita a união se não quiser correr esse risco. Elogiou a capacidade do governador Gladson Cameli e do prefeito Bocalom de aglutinarem e acredita que a aliança está mais do que sacramentada, com cada qual sabendo sua posição no jogo.
Feijó
O prefeito Kiefer Cavalcante (PP) pediu socorro em Rio Branco para ter em seu grupo a vereadora Terezinha Moreira (PL), uma ameaça regional. Ele pode até não ganhar a eleição para prefeito, mas muda o curso do processo. Kiefer quer ela no grupo, se entendendo com o pré-candidato Cláudio Braga.
Reeleição no Juruá
Em Cruzeiro do Sul a trabalho, o empresário Matheus Almeida viu q festa de lançamento da pré-candidatura do prefeito Zequinha Lima (PP) e tirou suas dúvidas. “Vai se reeleger”, concluiu.
Na mosca
Meu colega Asterio Moreira preve o que, de fato, deve acontecer em 2026. A direita deverá formar uma chapa com Alan Rick (UB), Mailza Assis (PP), Gladson Cameli (PP) e Márcio Bittar (UB).
Chapa da vingança
Opositores do prefeito Camilo da Silva (PP) lançam neste sábado a chapa da raiva para competir com ele. Com o ex-prefeito Tavares na cabeça, o grupo tem no comando financeiro o empresário Nelsinho Brás e o senador Sérgio Petecão (PSD), que odeiam o prefeito Camilo por não terem feito o que queriam na prefeitura.
Contra
Dois donos de bancas no mercado Elias Mansour teria sido contra a reforma do espaço, porque não gostam do prefeito Bocalom. Mesmo assim vão ganhar um mercado reformado, logo logo.
Aposta errada
Apoiadores de Marcus Alexandre estão apostando no escuro que o governador Gladson Cameli (PP) não vai entrar na campanha do prefeito Tião Bocalom (PL) sob a justificativa de não usar a máquina. Esquecem que Cameli tem ganhado eleição atrás de eleição só no abraço. As pessoas adoram ele pelo carisma pessoal. Nunca precisou usar a estrutura estatal para ganhar.
Recuperação
Três prefeitos se recuperaram legal do meio de seus mandatos em diante. Bocalom (PL), em Rio Branco, Rosana Gomes (PP) em Quinari, e Zequinha Lima (PP) em Cruzeiro do Sul.
Sem ameaça
Poucos dos atuais vereadores da capital não estão ameaçados nessas eleições. Coloco entre estes o presidente Raimundo Neném (PL). Trabalhou muito e expandiu sua atuação no segundo distrito.
Reflexão
“Há caminhos que parecem ser direitos, mas no final são caminhos de morte”. Provérbios 16:18
Pra história
Caso se reeleja prefeito de Bujari, João Edvaldo Teles, o Padeiro (PDT), entrará para a história como o mais longevo. Só ele no Acre terá cinco mandatos como prefeito de um município. Falta só ele combinar com o eleitor, para bater esse recorde.