GERAL
Ministério Público vai ao TRE discutir sobre a segurança nas eleições desse ano em Rio Branco
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou nesta quarta-feira, 12, de uma reunião no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) com o objetivo de fortalecer parcerias e estabelecer medidas de segurança para o pleito eleitoral de 2024.
Representando o MPAC, estiveram presentes a coordenadora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, e o promotor de Justiça Teotônio Rodrigues Júnior, que coordena o Centro de Apoio Operacional Eleitoral.
Durante o encontro, foram discutidas diversas estratégias para a manutenção da ordem pública, incluindo o aumento do policiamento em áreas de maior fluxo de eleitores, a vigilância das zonas eleitorais e o combate a possíveis crimes eleitorais.
O coordenador do Caop Eleitoral, Teotônio Rodrigues, enfatizou a relevância do papel do Ministério Público Eleitoral na fiscalização do processo. “Estamos atentos a quaisquer irregularidades que possam ocorrer antes, durante e após as eleições. Nosso objetivo é assegurar que o processo eleitoral seja conduzido de acordo com os princípios da legalidade, transparência e justiça”, afirmou.
Por sua vez, a procuradora-geral adjunta, Rita de Cássia, ratificou a manifestação sobre a atuação do MPAC nas eleições. “A questão eleitoral é prioritária para o Ministério Público, por ser o defensor do regime democrático. Naturalmente, como sempre ocorreu, teremos promotores atuando nas eleições em todos os municípios acreanos, para coibir os ilícitos eleitorais e assegurarmos o pleno exercício dos direitos políticos por todos os cidadãos, preservando a democracia”, disse.
O presidente do TRE, desembargador Júnior Alberto, agradeceu a presença e o empenho de todos os participantes, destacando que o sucesso das Eleições 2024 depende da cooperação mútua entre todas as instituições envolvidas. “Estamos confiantes de que, com o esforço conjunto de todos, conseguiremos realizar mais um pleito seguro e legítimo, fortalecendo a democracia no Acre”, concluiu.
A reunião contou ainda com a participação de representantes do Comando Militar da Amazônia, 4º BIS, Agência Brasileira de Inteligência, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado do Acre, Polícia Militar do Acre, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil do Acre. A expectativa é que novas reuniões de planejamento e alinhamento com foco na segurança sejam realizadas nos municípios acreanos nas próximas semanas.