ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Rio Acre chega a 1,94m nesta segunda e já atinge maior seca em 10 anos no mês de junho
Foto: agência de notícias do Acre
Na manhã desta segunda-feira, 17, o Rio Acre registrou a marca de 1,94 metro, a segunda menor marca dos últimos 10 anos para o mês de junho. A situação crítica levou o governo estadual a decretar emergência devido à falta de chuvas e ao baixo nível dos mananciais em toda a Bacia do Rio Acre, que está em alerta máximo.
Apenas três meses após enfrentar enchentes históricas, o Acre agora enfrenta os efeitos de uma seca extrema. Durante todo o mês de maio, o Rio Acre permaneceu abaixo dos 4 metros, e em junho, os níveis se tornaram ainda mais alarmantes. O nível do rio caiu 61 centímetros desde o início do mês, chegando a 1,98 metro, a segunda menor marca histórica para junho, perdendo apenas para os 1,94 metro registrados em 2016.
Os dados divulgados pela Defesa Civil Municipal mostram que o Rio Acre subiu ligeiramente apenas no dia 2 de junho, passando de 2,59 metros para 2,60 metros, mas desde então, o cenário é de queda contínua.
Diante da seca antecipada, o governador Gladson Cameli decretou emergência com validade até 31 de dezembro deste ano. Ele ressaltou que a previsão de continuidade do baixo volume de precipitação e o aumento das temperaturas reduzirão o armazenamento de água no solo, potencializando emergências e intensificando secas.