ESPORTE
Seleção estreia na Copa América definida e com joia no banco
MANOEL FAÇANHA, com informações da AFI
O Brasil busca recuperar o seu prestigio no futebol mundial a partir desta segunda-feira (24), às 20h (de Rio Branco-AC), quando da estreia da equipe na Copa América diante da Costa Rica. O duelo será realizado no SoFi Stadium, em Inglewood, nos Estados Unidos, pela primeira rodada da competição continental.
Após a dura derrota na final da Copa América de 2021, diante da Argentina, o Brasil busca dar a volta por cima e novamente levantar uma taça de expressão. Com nove títulos, a seleção ocupa o terceiro lugar do ranking geral de campeões (atrás de Uruguai e Argentina, com 15 cada), mas não vence o torneio desde 2019.
Do outro lado, a Costa Rica tenta seu primeiro título da competição e aposta na experiência para surpreender os gigantes sul-americanos. Brasil e Costa Rica aparecem no Grupo D, junto de Paraguai e Colômbia.
BRASIL
Desde a eliminação nas quartas de final para a Croácia na Copa do Mundo de 2022, a seleção brasileira ainda não encontrou seu bom futebol. Este fato foi constatado nas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2026, onde em seis jogos, a amarelinha venceu apenas duas vezes, empatou uma e perdeu outras três, amargando a sexta colocação, com sete pontos.
Para a estreia no torneio intercontinental, o treinador brasileiro tinha algumas dúvidas, mas resolveu por um ponto final no mistério. O zagueiro Éder Militão treinou entre os titulares nas últimas atividades da seleção e fica com a vaga de Beraldo. Outro que retoma a titularidade é o lateral-esquerdo Guilherme Arana no lugar de Wendell.
Por outro lado, o técnico Dorival Júnior vai deixar a joia brasileira ( Endrick), que conta com três gols em quatro jogos pela amarelinha, como opção no banco de reservas. O trio de ataque titular será formado por Raphinha, Rodrygo e Vinícius Jr. O provável time brasileiro para a estreia será: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana (Wendell); Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vini Jr.
COSTA RICA
Tratada como “azarona”, a Costa Rica chega sem muitas responsabilidades e sem a obrigação de se provar na Copa América, o que pode ser um fator positivo para a equipe comandada por Gustavo Alfaro.
E para a estreia diante do Brasil, o treinador poderá contar com o que tem de melhor em seu elenco, e deve montar um time focado em ao menos arrancar um pontinho da seleção amarelinha. Os principais destaques da equipe são Francisco Calvo e Joel Campbell, ex-Arsenal. Orlando Galo também é um ponto forte da equipe.
A Costa Rica também busca quebrar um tabu que já dura mais de 60 anos. Em 11 jogos contra os brasileiros na história, a seleção costa-riquenha venceu apenas uma vez, em 1960, contra 10 vitórias da canarinha, a última na Copa do Mundo de 2018, por 2 a 0.