ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bocalom assina ordem de serviço para a construçao de Polo Agrícola em Rio Branco
Na manhã dessa sexta-feira foi lançado o Plano de Produção Agricola e Ordem de serviço de construção dos galpões do Polo Agroindustrial da Agricultura Famillar de Rio Branco. O Canteiro de obra está sendo montado na Secretaria Municipal de Agropecuária-Seagro.
“O pequeno produtor, de repente não pode secar o produto dele, que é muito pouco. Só trabalha acima de 50 toneladas. Então o secador grande, nós trouxemos aqui o secador para 25 toneladas de secar. Então esse é o benefício que vai ser feito aí para o pequeno produtor”, anunciou o secretário Eracides Caetano.
A construção será composta por três (3) galpões, sendo eles: uma Oficina mecânica/ Garagem de veiculos, uma para armazenamentos e um para industria de Beneficiamento de Arroz, Feijão e Milho, as maquinas que compõem a linha de beneficiamento de grãos, são: 01 Selecionadora, 02 Empacotadoras e 01 Agrupadora, 02 Maquinas secadoras.
“Isso aqui faz parte do conjunto de trabalho que a prefeitura está fazendo para restabelecer a agricultura familiar aqui no estado aqui em Rio Branco. Então nós começamos com recuperação de ramais, depois entramos com a mecanização, junto com a mecanização, entrou calcário, entrou adubo, entrou sementes, entraram mudas. E agora o produtor produzindo, que é isso que a gente quer, comer o arroz do Acre, feijão do Acre, derivado de milho do Acre, leite do Acre, enfim. Então para que a gente possa comer esse produto nosso aqui, para que o comércio local possa vender o produto nosso daqui, também não pode terr um produto mal beneficiado”, disse o prefeito Tião Bocalom.
Em 2023 o plano de produção agricola atendeu (mais de) 1.100 familias e a estimativa do ano de 2024 é para atendimento de 150 comunidades, 1.300 familias, ultrapassando as 2.500 ha de mecanização com distribuição de calcários, adubos, fertilizantes e auxilio de plantadeiras.
“Nós tivemos o incentivo de mecanização, o agricultor tem a mecanização que nem o óleo produtor paga, já vai tudo por conta da prefeitura. Já mandaram pra nós calcária, o festilizante, muda de café, da venda da Baixa-verde. Nós estamos tendo todo o apoio possível da Secretaria de Agricultura aqui da Seagro”, afirmou o produtor Misael Mota.
“Desde que a prefeitura de Rio Branco entrou na nossa comunidade, lá nós tivemos atendimento no ano passado com 68 produtores, com 68 famílias produzindo, nós tivemos mecanização, calcário, adubo, tivemos assistência técnica, a equipe técnica foi lá, deu vários cursos com nossos produtores, participamos de várias palestras, até visitando em campo os nossos produtores foram através da SEAGRO.”, afirmou Laiane Furtado, agricultora.
Desde o início da gestão até hoje, já foram atendidas de 290 familias, 477 ha de áreas mecanizadas. A expectativa é que com a construção dos galpões, Impulsione a economia local, criando empregos e melhorando a infraestrutura agricola da região.
“Então o nosso agricultor familiar aqui de Rio Branco agora vai ter tudo isso daí para que ele possa realmente plantar e saber que vai vender e ganhar dinheiro”, disse o prefeito.