EXPOACRE 2024
Gaúchos promovem curso sobre preparo de churrasco campeiro no espeto, na Expoacre
Por Wanglézio Braga
Integrantes da comitiva gaúcha na “Expoacre 2024” realizaram hoje (02) um workshop gratuito de preparo de churrasco no espeto. As atividades ocorreram na área que funciona os estandes da Secretaria de Agricultura no Parque de Exposições Wildy Viana.
As instruções foram ofertadas pelo grupo do CTG Alexandre Pato localizado em Lagoa Vermelha (RS) e reuniu profissionais da gastronomia local, curiosos e apreciadores do bom churrasco. Na ocasião, foram repassadas técnicas e dicas importantes sobre a iguaria mais popular da região sul do país.
“Nós vamos explicar desde a origem do animal, da raça da vaca que é melhor para fazer churrasco, de como elaborar o primeiro corte da carne após morte do animal, de como salgar, também do corte para colocar nos espetos, a madeira usada no espeto bem como no próprio carvão”, explicou um dos palestrantes do workshop Hermes Moreira.
Outro ponto interessante do workshop diz respeito ao material usado para a produção do churrasco tipicamente gaúcho. Alguns itens serão substituídos pelos que encontramos no mercado local.
“Por exemplo, a gente usa na Lagoa Vermelha um espeto de Araucária, os pinheiros nativos, que ajuda a carne a não pegar o gosto da madeira e ela também não quebra com facilidade. Aqui no Acre a gente esteve em algumas madeireiras pesquisando as árvores locais. Chegamos à conclusão de que a madeira do Pau Ferro é a que mais se aproxima da araucária. Então, nossos ensinos serão com base nesse tipo de madeira”, informou Moreira.
Além do preparado da carne, os facilitadores também vão ensinar a produzir a linguiça campeira que é feita com pedaços maiores de carnes selecionadas, além do formato ser bem autêntica, em caracol, trazendo toda a tradição e o sabor da linguiça artesanal.