POLÍTICA
Câmara rejeita PEC do Voto Impresso: cinco acreanos votaram “Sim”, Flaviano esteve ausente
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
A Câmara Federal rejeitou e arquivou, na noite de hoje (10), a Proposta de Emenda à Constituição 135/19 que pregava pela adoção obrigatória do voto impresso (cédulas físicas conferíveis pelo eleitor) em eleições, plebiscitos e referendos. A matéria apreciada e votada pelo parlamento é de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF) e foi rejeitada pela maioria dos presentes.
No total, foram 229 votos favoráveis, 218 contrários e uma abstenção. A decisão encerrou de uma vez por todas a tramitação da PEC e mantém o formato atual de apuração. O resultado oficial, com 448 votos totais, foi divulgado às 20 horas (horário local).
“A democracia do Plenário desta Casa deu uma resposta a este assunto e, na Câmara, espero que este assunto esteja definitivamente enterrado!”, disse Arthur Lira (PP-AL) ao anunciar o resultado.
Mais cedo, os governistas admitiram não ter votos suficientes para aprovar a PEC. Com o resultado, a matéria foi arquivada. A rejeição é considerada uma derrota ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), que defendia a ideia.
A VOTAÇÃO
A maioria das agremiações, dos partidos, orientou pela rejeição da PEC (PT, PSD, PL, MDB, PSB, PDT e PSDB, Solidariedade, Psol, Avante, PCdoB, Cidadania, Minoria, PV, Rede e oposição). Já o PSL, Republicanos, Podemos e a liderança do governo orientaram o voto favorável. Foram liberadas, as bancadas do PP, PSC, PROS, PTB, NOVO, PATRIOTA e Maioria.
BANCADA DO ACRE
O AcreNews consultou o sistema de votação da Câmara dos Deputados para saber como votou a bancada do Estado e conferiu que a maioria votou pelo “sim”. O voto do deputado, Flaviano Melo (MDB), não foi computado.
Votaram pela aprovação da PEC: Alan Rick (DEM), Jesus Sérgio (PDT), Mara Rocha (PSBD), Dra. Vanda Milani (Solidariedade) e Jéssica Sales (MDB).
Votaram pela rejeição da PEC: Léo de Brito (PT) e Perpétua Almeida (PCdoB).
You must be logged in to post a comment Login