EXPOACRE 2024
Com apenas 10 meses e pesando 508 kg, “Almirante” leva a fama de mini monstro da Expoacre
Por Wanglézio Braga
Quem visita as instalações da Fazendinha da “Expoacre 2024” encontra os melhores exemplares de bovinos da pecuária local, com destaques para os tamanhos e as raças diferenciadas. Entre os que vêm recebendo destaque neste ano, é sem dúvidas, o Touro Pilotto, que pesa 1,5 tonelada. Mas, um outro animal, um “bebê” bovino, também vem roubando a cena do público, trata-se do Bezerro Almirante.
Almirante subiu na balança nesta segunda-feira (02), e para a surpresa de muitos peões, com apenas 10 meses de vida, totalizou 508 quilos, o que é considerado acima da média para os padrões esperados no ramo da pecuária nacional.
O bezerro é filho do Touro Chelin, bastante conhecido na região do Alto Acre por sua imponência, associado a genética apurada, destaque em concursos. O Almirante tem linhagens dos touros Rambo, Vitelo, Ori e a vaca Maria Norbe.
“É um bezerro ideal para a produção de sêmen visando perpetuar a raça (…) Já estamos contando com ele para ganhar prêmios! Depois da pesagem, pela robustez dele, não tem outro nome aqui nas baias. Um mini-monstro!”, disse visivelmente animado o pecuarista da Fazenda Nova Esperança, Antônio Lourimar (o Babá).
A Raça do Almirante é Nelore PO (Pura Origem), uma das mais populares e amplamente criadas no Brasil, é conhecida por sua resistência, adaptabilidade ao clima tropical, e qualidade de carne. O termo “PO” (Puro de Origem) refere-se a animais que têm pedigree comprovado, ou seja, sua linhagem é registrada e garantida, mantendo características genéticas puras da raça Nelore.