ÚLTIMAS NOTÍCIAS
No Acre, 203 mil alunos receberam 743 mil livros didáticos, por meio de programa
A Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), que reúne as principais editoras de livros escolares do país, apresenta a edição de 2024 do seu Anuário com o tema “O desafio da leitura”. Nesta terceira edição, a publicação traz a leitura como tema principal e ressalta a importância do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), incluindo, com maior destaque, dados sobre a distribuição de obras literárias pelo programa.
“A leitura é essencial para a construção do conhecimento, e a sua ausência provoca impactos profundos, inclusive na população adulta. Não se trata apenas de assegurar a alfabetização na idade adequada; é urgente desenvolver capacidades de leitura avançadas, que sejam capazes de enfrentar os complexos desafios da era da desinformação e das fake news. Ao oferecer informações detalhadas, análises criteriosas e dados sobre o setor de conteúdos escolares, o Anuário busca se consolidar como uma ferramenta estratégica de comunicação com todas as esferas de governo e a sociedade civil, reforçando a importância do livro escolar na formação educacional de qualidade no Brasil”, afirma Ângelo Xavier, presidente da Abrelivros.
Disponível também na versão digital e em braile, o volume destaca o PNLD como uma iniciativa consolidada há mais de oito décadas e responsável pela distribuição de mais de 1,4 bilhão de livros didáticos às escolas públicas do Brasil somente nos últimos dez anos. Em 2023, foram distribuídos 102,5 milhões de exemplares. As informações completas podem ser acessadas no site da Abrelivros.