CULTURA & ENTRETENIMENTO
Filme acreano “Velande”, dirigido por Tiago Melo, Letícia Mamed e Altino Machado foi selecionado na categoria Panorama Brasil da Mostra Sesc de Cinema
O filme resulta das recentes pesquisas da professa Leticia Mamed sobre o fluxo migratório de haitianos, caribenhos e africanos pela tríplice fronteira Brasil, Bolívia e Peru, a partir de 2010.
“Velande” cobre o percurso de uma imigrante haitiana que chega pela tríplice fronteira e tem como destino final cidades da região sul que sediam os grandes conglomerados frigoríficos do Brasil.
Velande Desinord é uma mãe de 5 filhos que migrou sozinha para o Brasil após o terremoto que assolou o Haiti em 2012.
Chegar ao país não é o ponto final de seu caminho: para viver no Brasil, ela precisa enfrentar uma realidade de dificuldade e de luta que é compartilhada pelos 143 mil haitianos que vivem no Brasil na atualidade.
Velande tem sua vida profundamente impactada pela atividade laboral numa indústria da carne.
O diretor Tiago Melo é um jovem pernambucano que trocou a terra natal pelo Acre. Atua nos departamentos de produção, roteiro e direção.
É um dos profissionais mais atuantes do audiovisual brasileiro, somando diversas séries para os maiores streaming como Netflix, Amazon Prime Video, Globo Play e Disney Star+, contando com mais de 40 longas em sua filmografia.
Como diretor e roteirista, Tiago está em fase de finalização de seu segundo longa, “Yellow Cake”. Seu primeiro longa foi o premiado “Azougue Nazaré”, coproduzido pela Urânio Filmes e que foi o vencedor de melhor filme no festival de Rotterdam (Holanda).
A diretora Letícia Mamed é professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre, autora do argumento e de densa pesquisa para tese de doutorado na Unicamp sobre o fluxo migratório.
E Altino Machado, este que vos fala, é autor de toda a documentação fotográfica da pesquisa no Brasil, Equador, Bolívia e Peru, além de condutor, no filme, do depoimento de Velande. Só não acompanhou Letícia Mamed na desafiadora pesquisa de campo no Haiti.
A Mostra Sesc de Cinema é uma das principais iniciativas de promoção do cinema independente no Brasil. Foram selecionados 33 filmes (27 curtas, 2 médias e 4 longas), que comporão a mostra nacional, sendo 10 referentes ao Panorama Infanto-Juvenil. O evento de premiação será realizado no mês de novembro, em Belém (PA), com exibição das produções vencedoras.
Nesta edição, foram registradas 1.301 inscrições e selecionados 259 filmes para exibição, entre mostras estaduais, regional e nacional.
As obras foram avaliadas por comissões estaduais formadas por especialistas convidados e profissionais do Sesc. A mostra concederá prêmios em um valor total de até R$280 mil em licenciamentos. A exibição das obras vai ocorrer em espaços do Sesc de vários estados.