GERAL
Irã ataca Israel com mísseis e sirenes tocam em todo o país.
Imprensa local diz que foram disparados mais de 100 projéteis; as Forças de Defesa israelenses afirmam estar prontas para ações ofensivas.
O Irã lançou um ataque com mísseis contra Israel nesta 3ª feira (1º.out.2024). A ofensiva teve início por volta das 13h30 (de Brasília). Foi nesse horário que sirenes tocaram em todo o país e as FDI (Forças de Defesa de Israel) pediram “calma” à população e orientaram que procurassem abrigos.
“Continuem agindo de forma responsável e mantendo a calma, como têm feito até agora, e certifiquem-se de seguir as diretrizes. Somos fortes e podemos lidar com este evento também“, disse, em comunicado, o porta-voz israelense, Daniel Hagari.
A orientação durou cerca de uma hora. Por volta das 14h30 (de Brasília), um novo comunicado do exército de Israel orientou as pessoas a voltarem ao cotidiano.
As FDI informaram que foram lançados 180 mísseis contra Israel. Há poucos detalhes sobre as consequências do ataque.
Explosões foram ouvidas nos céus de Tel Aviv ao mesmo tempo que flashes de luz do sistema de defesa Domo de Ferro eram vistas.
“Durante a defesa, realizamos algumas interceptações. Há alguns impactos no centro e nas áreas do sul do país“, disse Hagari.
As defesas aéreas de Israel foram “eficazes”, de acordo com as FDI. Os Estados Unidos participaram da defesa de Israel, tanto detectando a ofensiva iraniana quanto interceptando alguns dos mísseis, segundo as FDI.
As FDI informaram que houve impactos “isolados” no centro de Israel e vários outros no sul do país.
TENSÃO
No comunicado inicial, as FDI disseram que estão em prontidão máxima e deixaram em aberto a possibilidade de lançarem um ataque retaliatório contra o Irã.
“As FDI estão fazendo e continuarão a fazer tudo o que for necessário para proteger os civis de Israel. As FDI estão totalmente preparadas tanto para defesa quanto ofensiva, com prontidão máxima“, disse.
A ofensiva iraniana veio depois da escalada nos conflitos entre Israel e o Hezbollah, grupo extremista que controla regiões inteiras do Líbano. Nesta 2ª, Israel deu início à ofensiva terrestre.
Mais cedo, os Estados Unidos alertaram que o Irã estava prestes a lançar um ataque com mísseis balísticos contra Israel “de forma iminente”, ampliando os riscos de uma guerra total na região. A Casa Branca disse que os Estados Unidos estavam “apoiando ativamente as preparações defensivas para defender Israel contra esse ataque”