ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Artesãos acreanos conhecem potencial de comercialização de biomateriais durante oficina em Cruzeiro do Sul (AC)
O evento foi realizado pela ApexBrasil, em parceria com a Assintecal. A próxima oficina está prevista para o dia 7 de outubro, na capital Rio Branco
Cerca de 40 empreendedores do setor de artesanato participaram, nesta quarta-feira (2/10), da Oficina de Criação de Biomateriais, realizada no escritório do Sebrae em Cruzeiro do Sul, no Acre. A iniciativa, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), teve o objetivo de estimular a produção de biomateriais para a indústria de calçados e valorizar a rica biodiversidade da região no mercado internacional.
“Esse trabalho se iniciou por meio do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que, no momento de renovação do convênio com a Assintecal, propôs o desafio de realizarmos uma busca ativa do artesanato no Acre, dos biomateriais da região amazônica. Por isso, desde maio, estamos trabalhando na identificação desses materiais para que possam compor produtos como calçados, bolsas e cintos”, relata Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil. “Com a criatividade, a ancestralidade e a originalidade do povo acreano esses produtos podem alçar voos no mercado internacional”, acrescenta.
A oficina foi ministrada pelo consultor da Assintecal, Marnei Carminatti, e foi focada na identificação de matérias-primas locais, com o objetivo de desenvolver produtos inovadores e sustentáveis. “Recebemos um grupo muito capacitado, com artesanato regional de diferentes tipos de produtos, desde o artesanato com técnicas indígenas até o artesanato com materiais naturais da região”, conta Carminatti, lembrando que outra etapa do projeto em Cruzeiro do Sul está prevista para novembro, quando esperam já entrar na fase de desenvolvimento de produtos.
Segundo a artesã Jeciane Yawanawá, uma das participantes da oficina, o artesanato representa a história passada de geração em geração. “Por meio o artesanato expressamos nossa cultura, nossos desenhos usados em pulseiras, colares e tiaras e nossos materiais, que são muito importantes para a gente”, afirma a artesã.
Durante o evento, os artesãos tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, apresentar seus trabalhos e explicar as técnicas aplicadas, além de discutir os desafios e oportunidades do setor. Também marcaram presença no evento a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, a representante da Brazilian Leather, Leticia Luft; e o representante do Sebrae Acre, Altemar Maciel.
Próximas etapas
Na próxima segunda-feira (07/10), a Oficina de Criação de Biomateriais será realizada em Rio Branco, capital do Acre. A expectativa é que o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, participe da abertura do evento.
Os empreendedores do segmento de artesanato que desejarem participar poderão se inscrever neste link.
Sobre o projeto
A iniciativa faz parte do projeto setorial Brazilian Materials, realizado pela ApexBrasil, Assintecal, e pela Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), com o apoio do Sebrae Acre e do projeto setorial Brazilian Leather. O projeto promove a internacionalização da indústria brasileira de componentes para calçados e acessórios e oferece às empresas do setor ferramentas adequadas para cada nível de internacionalização, como ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros.