ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com investimentos históricos, Secom fortalece o Sistema Público de Comunicação e garante o acesso à informação aos acreanos
Alessandro Silva
Presente nos 22 municípios do Acre, o Sistema Público de Comunicação, composto pelas rádios estatais Difusora AM e Aldeia FM, e Agência de Notícias do Acre, ligadas à Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), busca garantir que todos os povos acreanos tenham acesso à informação sobre serviços e trabalhos executados pelo poder público, no caso, o Executivo estadual.
Dando vida a um dos princípios da gestão pública, que é a publicidade, a Secom vem desde 2019 trabalhando na reestruturação e fortalecimento do Sistema Público de Comunicação do Acre. O trabalho perpassa pela qualificação e o investimento no setor humano ao recurso estrutural e material do sistema público, com a contratação de novos profissionais, reforma de prédios, aquisição de equipamentos e serviços que melhoram e dão qualidade ao serviço de radiodifusão estatal em todo o Acre.
A secretária de Comunicação, Nayara Lessa, fala dos desafios e obstáculos superados à frente da pasta.
“A infraestrutura física das rádios e dos equipamentos foi um dos maiores desafios quando chegamos na gestão, pois eles estavam em uma situação precária e com os aparelhos velhos e quebrados prejudicando, assim, os trabalhos e a qualidade do serviço público”, relembra Lessa.
A secretária ainda destaca os avanços na comunicação pública do Acre, que sofria pela falta de sensibilidade e investimentos dos governos passados.
“Tivemos que ir atrás de solucionar os problemas, pois em 2019 o sistema público estava abandonado pelas gestões anteriores, daí tivemos que ter responsabilidade e sensibilidade para pôr realmente a comunicação social do Estado para funcionar. Criamos projetos para captar recursos via parlamentares, trabalhamos junto ao planejamento para que dentro do nosso próprio orçamento tivéssemos como ter recursos para investir em nosso sistema público de comunicação”, destaca Nayara Lessa.
De 2019 até outubro deste ano, a Secretaria já investiu em melhoria de prédios, aquisição de equipamentos, aparelhos e veículos, mais de 4 milhões de reais.
Nesta semana, a rádio Difusora, que completou 80 anos no início deste mês, entregará à sociedade a reforma de seu prédio. O local contará com novas mobílias e equipamentos que irão potencializar as transmissões da programação da rádio mais antiga do Acre.
Em Brasileia, a Secom será pioneira entre os órgãos do Estado a transferir seu prédio para a parte alta da cidade, saindo da área de alagação. Em novembro, a rádio Aldeia FM de Brasileia terá seu novo endereço na rua Generalíssimo Deodoro, no antigo edifício onde funcionava o Centro da Juventude do município.
Na cidade e no campo, rádios governamentais levam informações e serviço social.
A população do Acre, em seus 22 municípios, tem a oportunidade de se conectar às informações e ações governamentais pelas ondas sonoras das rádios Difusora e Aldeia.
Todos os dias, desde as primeiras horas do dia até a madrugada, o ribeirinho, o seringueiro, o homem do campo ou o morador de um bairro da capital podem estar antenados com informação, entretenimento, dicas de saúde, segurança e cidadania.
É o caso do autônomo Adelson Silva, morador do município de Brasileia, que ouve a rádio todos os dias para acompanhar as informações do Acre, do Brasil e do mundo. Adelson diz que logo após acordar pela manhã, já sintoniza o rádio na Difusora para ouvir as notícias e as músicas. Ele diz que a faz lembrar do seu tempo de jovem no seringal.
“A primeira coisa que faço é ligar o rádio na Difusora, gosto das músicas que saem, me faz lembrar da minha juventude no seringal”, diz Silva.
Ele destaca a importância da rádio para seu dia a dia, e revela que foi pela rádio que soube que poderia tirar sua nova identidade sem precisar pagar a taxa e, também, que as inscrições para o casamento coletivo estavam abertas.
“Olha, além das notícias e das músicas, sempre sai os serviços que o governo oferece para nós, inclusive, a minha identidade nova foi no programa Gente em Debate do Damião que eu soube que poderia tirar sem pagar. E foi a Nilda Dantas que estava falando sobre as inscrições para o casamento coletivo. Eu avisei minha sobrinha que queria casar”, revela.
De segunda a segunda, mais de 200 profissionais espalhados em todo o Acre trabalham para garantir o acesso à informação e à transparência por meio do Sistema Público de Comunicação.