GOSPEL
Missionário acreano percorre Sul da África onde abriu trabalhos e precisa deixar Moçambique às pressas devido a conflitos pós-eleição
O missionário acreano Valério Silva e a esposa, a também missionária Vera Lúcia, estão percorrendo o Sul da África, onde visita algumas frentes de evangelismo que ele mesmo abriu na primeira oportunidade em que esteve naquele continente. A única passagem mais rápida foi em Moçambique, de onde precisou viajar para Swazilandia, em decorrência de conflitos pós-eleição. A região estava bem perigosa, segundo disse ao Acrenews Gospel.
Em Swazilandia o casal de missionários visitou um projeto infantil, o Alimentando Crianças, que ajuda há tempos. “Lá preguei para adultos e para crianças”, conta, louvando a Deus. Dia 13 último eles partiram para Johannesburgo, na África do Sul, onde dormiram e no dia seguinte viajaram para a cidade da Beira, em Moçambique outra vez. “Em Beira visitamos dois projetos infantis, um dos quais eu fui o fundador. Também visitamos várias igrejas na companhia do pastor Liedson Souza, missionário brasileiro que reside em Moçambique há 17 anos”, relata.
Dia 19 pastor Valério e esposa foram para o distrito de Caia, a 440 quilômetros da capital de Sofala, onde ficarão até o dia 18 de dezembro. “Minha missão em Caia é implantar uma escola bíblica para obreiros e fundar mais um projeto social com crianças. Nessa missão sou enviado pela Igreja Assembleia de Deus Plenitude de Vida, em Almirante Tamandaré PR, sob a responsabilidade do pastor Samuel Moreira”, informou.
Pastor Valério nasceu em Lábrea, no Amazonas, há 59 anos, mas aos 14 se mudou com os pais para o Acre. Aqui dirigiu várias igrejas e trabalhou em diversos departamentos, como evangelismo e educação, além de cooperar como professor de teologia por muitos anos. Em 2016, juntamente com a esposa, viajaram para Moçambique, onde ficou até o dia 21 de dezembro de 2018. Voltaram para o Brasil porque ele foi acometido por seguidas malárias. Antes de retornar ao Brasil, em Moçambique construiu três casas de oração e fundou dois projetos sociais com crianças. “Também fundamos um projeto em Malawi, país que faz fronteira com Moçambique.
Hoje, mais de mil e quinhentas crianças ouvem a palavra de Deus e recebem alimentos. Dois dos três projetos que fundamos, estão com a organização ‘Ate que todos saibam’. Também ajudei a findar um projeto social com crianças em Swazilandia, hoje com 100 crianças”, conta.
Além de ter trabalhado no Acre, Valério Silva fez a obra de Deus também em Rondônia e atualmente está no Paraná. “Hoje estou no distrito de Caia fundando uma escola bíblica para obreiros e mais um projeto infantil”. Em Moçambique, em parceria com o missionário brasileiro Liedson Souza, implantou um curso de teologia e formou 40 alunos.
Valerio Silva conta que quando foi enviado para Moçambique, em 2016, a igreja Assembleia de Deus em Rio Branco, sob a liderança do pastor Luiz Gonzaga, foi quem se responsabilizou pelo envio.