O senador pelo Acre, Marcio Bittar (União), usou as redes sociais nesta quarta-feira (4) para culpar o PT e o presidente Lula pela alta do dólar. Na última segunda-feira (2) o dólar comercial estava cotado a R$ 6,06, recorde histórico de valor nominal da moeda norte-americana.
“As coisas não são coincidência, principalmente na economia, né? O real agora no governo do PT, de novo, é uma das moedas que mais desvalorizou em todo o planeta. E a moeda argentina começa lentamente a se valorizar. Não é coincidência. Na Argentina ganhou o modelo, a exemplo do que fez o presidente Bolsonaro, de austeridade, de conter gastos públicos, de diminuir a gastância, de diminuir o peso do governo nas costas das pessoas, diminuir tributo, diminuir imposto e a economia começa a crescer e a moeda se valorizar. No Brasil volta a política da esquerda, gasta demais, aumenta taxa, aumenta a burocracia e aumenta impostos e a economia se retrai. Esse é o exemplo de uma administração da esquerda comparada a uma da direita, aqui na própria América Latina”, argumentou o senador.
O dólar, no entanto, interrompeu a sequência de altas e encerrou a sessão da última terça-feira (3) em queda, a R$ 6,05, após à divulgação do PIB do terceiro trimestre de 2024, que registrou alta.