EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO Os nomes fortes que vêm do interior do Acre para as eleições de 2026, a partir do resultado das eleições deste ano
O resultado das urnas nas eleições deste ano projetaram algumas figuras para o cenário de 2026, no interior do Acre. Na capital já se sabe que Tião Bocalom (PL) passou para outro patamar após ser reeleito de forma acachapante, mas a curiosidade é sobre os municípios, onde algumas figuras deixaram de ser coadjuvantes. Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, segundo maior colégio eleitoral, o prefeito Zequinha Lima (PP) é seduzido para embates maiores. Há muita chance de ele disputar para federal. Lima saiu da condição de mero discípulo para virar líder regional. Outros dois municípios que também produziram um grupo forte e com muito poder de decisão em 2026, Brasiléia e Epitaciolândia, que formam o famoso Alto Acre. Do primeiro, o destaque é a prefeita Fernanda Hassem (PP). Ela elegeu o irmão, Tadeu Hassem, deputado estadual em 2022 e deixou um sucessor em sua cadeira, o Carlinhos do Pelado (PP), numa disputa improvável, contra um grupo que não era qualquer coisa. Ganhou simplesmente da ex-prefeita Leila Galvão e dos Moreira. Ela tanto pode disputar para federal quanto seu nome é cogitado para vice nas chapas de governador. Camilo da Silva, em Plácido de Castro, Jerry Correia, de Assis Brasil, reeleitos pelo PP, são outros nomes fortes que vêm do interior. Difícil eles resistirem a tentação de disputar uma eleição para estadual, por exemplo. Não dá pra ignorar, também, a reeleita Rosana Gomes (PP), no Quinari, além do Padeiro (PDT) no Bujari. Ou seja: quando os partidos começarem a discutir em Rio Branco o pleito de 2026, de forma mais prática, esse pessoal terá que ser, necessariamente, ouvido. Foi o cenário que a eleição de outubro criou.
Fim da guerra
Em Sena Madureira, se depender do prefeito Mazinho Serafim (Podemos), a guerra com o prefeito eleito, Gerlen Diniz (PP), está encerrada. Serafim teria feito até um aceno.
Emendas que salvam
Brasília ferve nesse momento. Dezenas de pautas em votação, agora andando bem, após a liberação das emendas, dinheiro que salva o Brasil na ponta, onde estão os prefeitos.
Capar tarados
Entre o que está sendo votado em Brasília, um assunto polêmico andou bem na CCJ do Senado, a castração química de abusadores sexuais de menores. Vai gerar muita discussão até ser aprovada, ou não.
Recuperação do Lula
E o presidente Lula, que teve um derrame, a cabeça a aberta, um tubo enfiado para drenar sangue, mas já conversa e se alimenta normalmente. Se brincar vai bater a pelada deste sábado. Difícil acreditar no noticiario da velha imprensa.
Só dia 20
Os vereadores de Rio Branco receberam nesta sexta-feira 13 o orçamento da prefeitura para 2025. Fiquei sabendo agora há pouco que eles só levam a plenário dia 20.
Não é peitada
Conversei com dirigentes do PP e a apresentação de um nome do partido para a presidência da Câmara não é, segundo eles, nada que possa ser considerada como peitada ao prefeito Tião Bocalom (PL). É apenas um posicionamento de uma sigla que fez o maior número de vereadores.
Zequinha candidato
Nós bastidores da politica em Cruzeiro do Sul é bastante considerada a possibilidade de o prefeito Zequinha Lima (PP) disputar a eleição de 2026, provavelmente para federal. Quem assumiria seria Delcimar Leite, esposa do deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, ambos do Republicano.
Na Aleac
Na Assembléia Legislativa os deputados já resolveram orçamento do Governo para 2025 e, ato continuo, refizeram a eleição da mesa diretora, que tinha acontecido no meio do ano. O STF tinha dado uma orientação nesse sentido.
Bittar decidido
Márcio Bittar (UB) está decidido: disputa a reeleição em 2026 para ajudar Bolsonaro nos quatro anos seguintes. Bittar está na lista dos 27 candidatos ao Senado que o partido do ex-presidente vai investir integralmente para garantir as pautas de direita.
Três nomes
Com Bittar decidido para disputar o Senado, a disputa pelo Governo fica restrita a três nomes: Alan Rick (UB), Tião Bocalom (PL) e Mailza Assis (PP). Mais fácil de haver um entendimento.
Grupo do Alan
O senador Alan Rick (UB) terá seu grupo contemplado pela próxima gestão em Sena Madureira, após apoio integral na campanha. Ninguém sabe qual a pasta.