O ministro da Integração Nacional do governo Lula (PT), Waldez Góes (PDT), chega ao Acre nesta quinta-feira (19), para participar do seminário “A Solução para o Saneamento Básico na Amazônia – O Modelo Inovador do Amapá”, promovido pelo gabinete do senador Alan Rick (União).
Waldez Góes é ex-governador do Amapá e discorrerá sobre o modelo de concessão dos serviços de saneamento no estado, pioneiro no Brasil nesse tipo de ação.
O Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário, implementado por Waldez Góes no Amapá, garantiu investimentos de R$ 4,8 bilhões no setor em 10 anos a partir da concessão, em 2021. Além disso, em até 11 anos a cobertura de fornecimento de água tratada do estado deverá passar de 38% — dado de 2021 — para 99%, e a de esgotamento sanitário de 8% para 90% em até 18 anos.
O ministro do governo Lula já esteve no Acre em outras ocasiões desde o início do mandato do petista. Apesar de ser filado ao PDT, Góes é da cota do União Brasil – mesmo partido de Alan Rick, que faz oposição a Lula – no primeiro escalão do governo federal.