GERAL
Irmã da vaca mais cara do mundo rouba a cena feira de Epitaciolândia
Por Wanglézio Braga
Uma famosa de quatro patas brilhou na 1° AgroPec em Epitaciolândia: a vaca Balú, irmã (por parte de pai) da famosa Carina FIV do Kado, que recentemente se tornou a vaca mais cara do mundo ao alcançar a incrível marca de R$ 24 milhões em um leilão em Foz do Iguaçu (PR).
Balú pertence ao pecuarista Lourimar, mais conhecido como Babá, que, orgulhoso, compartilhou detalhes sobre o animal em entrevista ao Portal Acre Mais, durante visita da equipe na Fazendinha da AgroPec. “A Balú é um espetáculo de vaca. Linda, linda, linda! Nós cuidamos dela com todo o capricho: banho, o melhor capim, sal mineral de primeira e atenção especial à saúde óssea. Ela é mimada porque não é uma vaca comum, é para produção de embriões”, revelou.
Segundo Babá, Balú tem em seu DNA o melhor da genética, garantida por investimento do antigo proprietário. Hoje é inseminada com o sêmen do touro Pilotto, e já transferiu 11 embriões que estão sendo monitorados. “Ela é tratada como uma rainha e tem papel fundamental no melhoramento genético do rebanho da nossa fazenda bem como do Acre”, destacou.
A cuidadora Jéssica Vidal, que há seis meses cuida do animal ao lado do marido, também exaltou a experiência. “Ela é como uma filha para nós. Ganha muito amor, alimentação de qualidade e até banho especial. Apesar de ser brava, é linda e impressiona todo mundo que a vê. Saber que ela é famosa e irmã da vaca mais cara do mundo é uma grande honra”, comentou.
Carina FIV, a irmã famosa, fez história ao desbancar a também renomada Viatina-19, avaliada em R$ 21 milhões, consolidando a supremacia brasileira no mundo da pecuária de alto valor.
A presença de Balú na AgroPec 2024 é um marco para Epitaciolândia, que vê o evento se tornar palco de histórias e exemplares únicos da pecuária mundial. Mais do que uma exposição, a AgroPec reafirma a relevância do Alto Acre no cenário agropecuário nacional.