GERAL
Morre o professor-doutor Coutinho, da Ufac, primo do ex-deputado federal Chicão Brígido
Texto: Francisco Saraiva
Registramos, com profundo pesar, o falecimento de José Lopes Coutinho, ocorrido nesta quarta-feira, 15 de janeiro de 2025, em Porto Velho-RO.
Coutinho era servidor técnico-administrativo da Universidade Federal do Acre, onde trabalhou por mais de 30 anos, com lotações na Coordenação do curso de Letras, na Pró-Reitoria de Extensão e na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Servidor dedicado, com excelente nível de urbanidade, Coutinho era um estudioso, portador de um Currículo de grande expressão, com:
Graduação em Ciências Sociais, habilitação em Ciência Política, pela Universidade Federal do Acre, 2001.
Graduação em Direito, com ênfase em Direito Ambiental, pela Faculdade da Amazônia Ocidental, 2012.
Especialista em Agente de Inovação e Difusão Tecnológica, pela Universidade Federal do Acre, 2006.
Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Violência, habilitação em Ciência Política, pelo Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia- UNIEURO/DF, 2015.
Doutor em Ciências Sociais, linha de pesquisa: Estado e Sistemas Sócio-Políticos, habilitação em ciência política, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, 2021.
José Lopes Coutinho é mais um servidor pioneiro da Ufac que prestou relevante contribuição no crescimento e consolidação da Universidade Federal do Acre, como Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão estratégica ao desenvolvimento do Estado do Acre.
Como colega de trabalho, na Ufac, sinto-me com o coração apertado com o passamento de mais um valoroso servidor, com o qual tive a honra e o privilégio de conviver por mais de trinta anos.
Descanse em paz, estimado amigo.
Deus conceda aos familiares e amigos o necessário conforto.