GERAL
TJAC realiza treinamento com representantes do Sistema de Justiça sobre o novo sistema eproc
A ferramenta desenvolvida originalmente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedida ao TJAC, tem o objetivo de agilizar as movimentações processuais e promover maior eficiência, integração e transparência
O Poder Judiciário do Acre dará início, na segunda-feira, 27, à implantação do sistema processual eletrônico eproc, em fase de teste, na unidade Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). E na manhã desta quarta-feira, 22, representantes das instituições do Sistema de Justiça iniciaram treinamento, no laboratório de Informática da Uninorte, voltado para a utilização da ferramenta. O treinamento segue nesta quinta-feira, 23, para os registradores extrajudiciais.
Estiveram presentes representantes do Poder Judiciário do Acre, do Ministério Público Estadual (MPAC), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), da Defensoria Pública do Acre (DPE), Procuradoria Geral do Município, da Procuradoria Geral do Estado, da Procuradoria Federal no Acre, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Associação dos Notários e Registradores.
Ao saudar e agradecer os participantes, o presidente do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGEST) e presidente eleito do TJAC no biênio 2025-2027, desembargador Laudivon Nogueira, reconheceu o esforço conjunto das equipes envolvidas na implementação do sistema oportunidade em que reforçou a motivação que levou o TJAC a substituir o SAJ pelo eproc, os benefícios, além de pedir o comprometimento dos participantes no treinamento.
“A tecnologia funciona melhor se as pessoas estiverem preparadas e capacitadas. O sistema de processo eletrônico depende, necessariamente, do preparo das pessoas. Teremos grandes avanços com esse sistema. Não tenho dúvidas que juntos faremos o melhor. Ninguém faz nada separado. Se não for com todas as instituições parceiras, a gente não consegue, mas com todos os nossos elos trabalhando juntos, iremos longe. Será um sucesso quando iniciar a implantação. Atualmente o TJAC utiliza o SAJ, que tem atendido as necessidades, porém, o órgão precisa utilizar sistema com adequação às recomendações do CNJ. O sistema eproc tem se destacado como uma solução eficiente e moderna para a gestão de processos judiciais eletrônicos, trazendo agilidade, acessibilidade e transparência”, disse.
Treinamento
O treinamento está sendo ministrado pelo Núcleo de Suporte e Análise de Negócio (NUSAN) e pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec). O diretor da DITEC, Elson Correia, falou um pouco das etapas desde quando a gestão iniciou o propósito de aprofundar a compreensão sobre o sistema fazendo visitas técnicas em outros tribunais explorar opções inovadoras.
O servidor Ronaleudo Santos explicou sobre as etapas de implantação do eproc que começará no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), como unidade experimental.
“Para que possamos aprender com mais flexibilidade, no CEJUSC é excelente, pois oferece o serviço de divórcio, então, fica mais simples na utilização do dia a dia, pois é uma competência só, e você não precisa procurar classe ou assunto específico, prazos diferentes, então, à medida em que formos maturando, iremos expandir. Nossa intenção não é colocar o sistema sem a pessoa aprender a operar, então, todo o processo executado é pensando no aprendizado para a eficiência dos serviços”, enfatizou.
A gestora local da implantação do eproc, juíza de Direito Louise Kristina, ressaltou que o treinamento é um passo fundamental para garantir uma transição tranquila e bem-sucedida para todos os usuários da ferramenta.
A servidora Geane Morais, que passa pelo treinamento, recebeu de forma positiva a mudança e compartilhou vantagens do sistema. “O eproc é ótimo, pois por ser web pode ser acessado facilmente através do computador e até do celular. Tem uma linguagem mais simples, as telas do sistema são mais intuitivas, as unidades podem configurar suas rotinas de trabalho de forma mais autônoma, o controle de prazos é bem mais simples e rápido”, salientou.
Eproc
A incorporação da nova ferramenta, desenvolvida originalmente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedida ao TJAC, tem o objetivo de agilizar as movimentações processuais e modernizar a Justiça, promovendo maior eficiência, integração e transparência, tanto na Primeira, quanto na Segunda Instância do Poder Judiciário.
No Portal do eproc, usuários já podem ter acesso a informações como o cronograma de implementação do sistema; composição e atribuição do Comitê Gestor; grupos estratégico e de trabalho operacional; suporte para advogados, cidadãos e usuários externos; plantão judiciário; notícias sobre o processo de implantação da ferramenta; entre outros. Clique aqui e conheça o portal do eproc.