CULTURA & ENTRETENIMENTO
Bloco Unidos do Fuxico e Quadrilha Junina Malucos na Roça brilham no Peru e fazem história
Dry Alves, Ascom
Os grupos de cultura popular Bloco Unidos do Fuxico e Quadrilha Junina Malucos na Roça representaram o Acre no Peru e arrancaram aplausos do público. A apresentação, que aconteceu durante as comemorações do 24º aniversário do distrito de Coronel Gregorio Albarracín Lanchipa e no Gran Corso Internacional de Integración Albarracina, no último sábado, 1º, foi um grande sucesso, consolidando a força da cultura brasileira em território internacional.
Carlos Henrique, diretor do Bloco Unidos do Fuxico, disse que foi uma experiência emocionante e inesquecível. “A energia, o carinho do público e o reconhecimento da nossa cultura tornaram esse momento ainda mais especial”, destacou.
Já Carlos Eduardo, diretor da Quadrilha Junina Malucos na Roça, enfatizou a importância desse intercâmbio cultural. “Foi incrível ver o entusiasmo do público e perceber como nossa arte ultrapassa fronteiras. Essa turnê não foi apenas sobre apresentações, mas também sobre a valorização da nossa identidade cultural”, disse.
Além das performances vibrantes, a viagem proporcionou aos integrantes uma vivência transformadora. Como para o diretor da Junina, que ver na arte a forma de transformar a vida de toda sociedade. E, por meio da cultura, realizou o sonho de conhecer a neve.
“Conhecer a neve, durante a turnê internacional no Peru, foi uma experiência indescritível. Enfrentamos desafios como longas horas de viagem e temperaturas próximas de 0°C, mas cada momento valeu a pena. A cultura nos proporcionou essa realização e nos abriu portas para o mundo”, afirmou emocionado.
A turnê não apenas fortaleceu os laços entre Brasil e Peru, mas também reafirmou o poder transformador da arte, mostrando que a cultura popular acreana pode ir cada vez mais longe.