ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, homenageia governador Gladson Cameli por parceria ao longo de sua gestão
O potencial da humanidade é infinito e todo ser tem uma contribuição a fazer por um mundo mais grandioso. Estamos todos nele juntos. Somos um!”. A frase da filósofa Helena Blavatsky estampa a placa de homenagem do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), concedida ao governador Gladson Cameli, na tarde desta terça-feira, 4, pela desembargadora-presidente Regina Ferrari, em nome da Corte da Justiça Acreana.
A homenagem reconhece a parceria e o comprometimento do governador com o fortalecimento da Justiça ao longo do biênio 2023-2025. Segundo a desembargadora-presidente, a colaboração do Executivo tem sido fundamental para aprimorar a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário no estado, refletindo diretamente na prestação de serviços à sociedade.
Entre as parcerias, destaca-se as obras de reforma de diversos fóruns, a construção do Fórum de Brasiléia e ainda a revitalização do Fórum dos Juizados Cíveis Especiais, na Cidade da Justiça, em Rio Branco, onde a iniciativa aprimorou significativamente o atendimento à população, garantindo mais estrutura e acessibilidade aos serviços da Justiça. Além da parceria na infraestrutura, o Poder Judiciário e o Poder Executivo atuaram em parcerias em vários projetos sociais como, por exemplo, o Projeto Cidadão.
“É com profunda gratidão e emoção, em nome do TJAC, para expressar não apenas um agradecimento formal, mas um agradecimento sincero pela maneira sensível e acolhedora que tem conduzido o destino desse Estado do Acre e as parcerias para realização das obras do nosso Tribunal. Registramos ainda a forma humana e atenciosa que tem recebido as nossas demandas, pois são demandas da própria comunidade. O seu jeito acolhedor tem transformado a relação entre o poder público e cidadãos. Quero enaltecer o seu secretariado que também nunca nos faltou”, disse a presidente.
Na oportunidade, a presidente lembrou diversas ações em que o governador se fez presente destacando a participação dele no Projeto Cidadão, que ocorreu às margens do rio Moa, na Aldeia Isã Vakevu, situada na Terra Indígena Nukini, em Mâncio Lima.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, abordou inicialmente a importância do respeito ao Poder Judiciário e ao cidadão, expressando, ainda, sinceros agradecimentos pelo período de colaboração conjunta e ressaltando o crescimento dos Poderes Executivo e Legislativo e como isso resultou em benefícios diretos para os cidadãos acreanos.
“É a Vossa Excelência, sim, mas é também o seu governo, pela forma como nós fomos tratados – e não é tratar o Poder Judiciário. Nós exercemos apenas uma delegação, é tratar o cidadão, porque aquilo que é feito ao Poder Judiciário, na verdade, se reflete no cidadão. E essa forma respeitosa, eu às vezes comento com alguns amigos, que me surpreende. Crescemos os Executivos, crescemos o Legislativo, mas, sobretudo, eu creio que o cidadão acreano, o cidadão que aqui mora, foi o maior beneficiado”, ressaltou.
O diretor da Escola do Poder Judiciário (ESJUD), desembargador Elcio Mendes, expressou seu profundo agradecimento ao governador pelo apoio e parceria com a instituição. O desembargador destacou ainda que o investimento na educação é um legado valioso, refletindo diretamente na melhoria dos serviços públicos.
“Nós conseguimos efetivar o que as pessoas batem à nossa porta clamando por justiça. São atendidas da melhor forma que nós, como integrantes do Poder Judiciário, podemos fazer. Quando eu vejo um governante preocupado com isso, só posso agradecer. Um grande abraço de todos da Escola”, declarou.
O corregedor-geral eleito, desembargador Nonato Maia, falou sobre o desenvolvimento de estratégias de diálogo que impactam setores específicos para melhorias.
“Não basta o Poder Executo está bem, se o Poder Judiciário está bem, se o Poder Legislativo está bem, a população estará bem. E nós estaremos cumprindo o nosso papel, que é trazer essas boas condições para o nosso povo, então, reconheço o valor do nosso governador, da contribuição. Talvez não tenha visto, nesses trinta anos de magistratura, essa relação tão harmoniosa e solidária”, destacou.
Marco de comprometimento
Gravada na placa, a mensagem destaca que o empenho do governador “ficará para sempre na memória deste Poder, como um marco de comprometimento e fortalecimento da Justiça”. O gesto simboliza o reconhecimento institucional ao trabalho conjunto entre os poderes, em busca de uma gestão pública mais eficiente e acessível para os cidadãos acreanos.
O governador Gladson Cameli agradeceu a homenagem e reforçou a importância do diálogo e da cooperação entre as esferas governamentais pautado na harmonia e no respeito às instituições.
“Eu tenho o maior respeito pelas cores da nossa bandeira e a bandeira do nosso estado ela não se resume ao Poder Executivo. Nós estamos em 2025, posso dar aqui mil exemplos de como a gente tenta ser o mais transparente possível. Foi no início do mandato, a gente abriu o orçamento para externar aos demais Poderes (…) e antes não era assim, pelo menos não do meu conhecimento. Mas eu sei da minha parte: ser transparente, o Estado não me pertence, o Estado pertence a todas as instituições e Poderes constituídos. A nossa presença é fundamental e o exemplo que eu lhe dou foi aquele exemplo lá na Aldeia República, onde nós estivemos com ações que o Poder Judiciário organizou com o apoio do Executivo e de todas as instituições ali presentes, levando cidadania e direitos básicos”, salientou.
Participaram da homenagem o secretário estadual de Planejamento, Ricardo Brandão; secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Américo Gaia; chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni; secretário Estadual da Fazenda, José Amarísio Freitas; e o chefe de gabinete, José Rosemar Messias.