GERAL
Comitiva do Acre se encanta com fazenda de Goiás pela produção de leite e queijos artesanais
Por ACRE MAIS
Por Wanglézio Braga
Uma comitiva acreana formada por presidentes de sindicatos rurais, técnicos e representantes de instituições ligadas ao agronegócio, participou hoje (09) de uma visita técnica à Fazenda Paraíso no Rio Verde, localizada no município de Caçu, no sudoeste goiano, durante a Missão Técnica da Tecnoshow 2025, promovida pelo Sebrae-AC, FAEAC e Senar.
A propriedade chamou atenção dos visitantes por sua organização e produtividade. Comandada pela família Trevisoli — o casal de médicos veterinários Rogério e Francismar, ao lado da filha Marina — a fazenda é especializada em produção leiteira e na fabricação de queijos artesanais da marca LEITERIA, que já ostenta o Selo Arte, conferindo legalidade para comercialização interestadual de seus produtos diferenciados.
A fazenda opera com vacas girolandas 5/8 a pasto, alimentadas com silagem de capim mombaça e beneficiadas com inseminação artificial. São produzidos cerca de 1.500 litros de leite por dia, dos quais uma parte significativa é transformada em queijos especiais de alto valor agregado, como parte da estratégia de verticalização da produção. O acompanhamento técnico é feito por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Goiás.
MODELO PARA O PAÍS
O modelo de negócio surpreendeu positivamente a comitiva acreana. Para Edivan Azevedo, secretário adjunto de Agricultura do Acre e presidente do Sindicato Rural de Rio Branco, a experiência é um exemplo claro de como agregar valor pode transformar a realidade do campo.
“Vimos aqui boas práticas de produção de leite e queijos realizadas por uma família que consegue agregar muito valor na sua produção, e que todos nós, integrantes dessa missão, podemos estimular e difundir esse caso de sucesso junto aos produtores de leite nos municípios do Acre”, afirmou Edivan ao Portal Acre Mais.
A FEIRA
A Tecnoshow 2025, realizada em Rio Verde (GO), é uma das maiores feiras do agronegócio do país, reunindo inovações tecnológicas, pesquisas e experiências que impulsionam o desenvolvimento rural. A missão acreana tem como meta levar conhecimento aplicado e práticas de excelência para fortalecer a cadeia produtiva leiteira no estado.