ESPORTE
Goiás (4) 1 x 1 (5) Paysandu – Papão pentacampeão da Copa Verde
Goiânia, GO, 23 (AFI) – O Paysandu é campeão da Copa Verde 2025! O Papão mostrou valentia e derrotou o Goiás, no Serra Dourada, por 5 a 4 nos pênaltis após empate por 1 a 1 durante o tempo normal, garantindo o pentacampeonato da competição inter-regional: gol de Matías Cavalleri, já Welliton Matheus descontou; equipes empataram por 0 a 0 no jogo de ida.
Com a vitória, o Bicolor soma seu quinto título e assegura vaga na 3ª fase da Copa do Brasil de 2026, enquanto o Esmeraldino fica com o vice-campeonato pela primeira vez, pois reeditaram a decisão de 2023. Os times voltam a campo, pela 5ª rodada da Série B, durante esta semana: o Bicolor duela contra o CRB, neste sábado (26), às 19h no Mangueirão, enquanto os alviverdes visitam o Botafogo-SP na Arena Nicnet, na próxima segunda-feira (28), às 19h30.
VERDÃO À FRENTE
A partida começou truncada e movimentada, mas sem criatividade tanto de Goiás, como de Paysandu nos primeiros 10 minutos. Mesmo fora de casa, o Papão foi quem criou a primeira boa chance: PK cobrou escanteio aberto na pequena área, Rossi cabeceou e Leandro Vilela não conseguiu completar na frente de Tadeu. Apoiado pela torcida, o Esmeraldino reagiu pouco depois: Diego Caito cruzou na segunda trave e Rafael Gava testou tirando de Matheus Nogueira, mandando próximo à trave esquerda.
Mais criativo, o Verdão saiu à frente no placar. Em cruzamento da esquerda de Lucas Lovat, Welliton Matheus subiu mais alto e deu cabeceio firme tirando do goleiro adversário. Logo depois, o mesmo Welliton recebeu pela direita, limpou para o meio e parou na trave ao soltar uma pancada. O jogo voltou a ficar equilibrado, com leve domínio dos goianos, já que os bicolores não foram efetivos e a vantagem seguiu mínima ao intervalo.
PAPÃO EMPATA NO FIM
Goiás e Paysandu voltaram sem novidades tanto quanto à escalação, como ao comportamento. Assim, a primeira grande oportunidade foi dos alviverdes: Welliton fez boa jogada individual e invadiu a área, batendo para defesa do goleiro dos paraenses. Assim, Luizinho Lopes promoveu as entradas de Edílson e Nicolas nas vagas de Bryan e Matheus Vargas, respectivamente, para dar ofensividade à equipe.
Com o duelo controlado, Vágner Mancini acionou três novidades, renovando o fôlego na defesa e no ataque: Lucas Lovat, Diego Caito e Pedrinho foram sacados, tendo DG, Willean Lepo e Zé Hugo, nesta ordem, em seus lugares. Apesar das modificações, os visitantes assustaram: em bola cruzada na área, Leandro Vilela dominou e arrematou rasteiro próximo à trave direita. A reta final, foi dramática e o Papão empatou: em passe dentro da pequena área, Messias cochilou e Cavalleri chegou completando, levando para pênaltis.
PAPÃO FATURA TÍTULO
O Goiás saiu à frente logo na primeira das cinco cobranças, quando Tadeu marcou e Rossi isolou. A vantagem, porém, caiu ao Gonzalo Freitas desperdiçar e Cavalleri deixou o placar igual. Na primeira batida das alternadas, Marcão também mandou sobre a barra, enquanto Leandro Vilela converteu a decisiva e deu o título ao Paysandu.