A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) aderiu à Operação Caminhos Seguros, do governo federal. A execução teve início na manhã desta quarta-feira, 30, e se encerrará em 30 de maio. A Operação Caminhos Seguros é uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa combater a violência contra crianças e adolescentes, com ênfase na exploração sexual.
No Acre, a operação será implementada de maneira colaborativa entre as forças de segurança pública, incluindo a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, em parceria com órgãos da rede de proteção, como Conselhos Tutelares, o Ministério Público do Trabalho e as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos.
“Estima-se a participação de 120 profissionais escalados em todos os municípios do estado. Nós esperamos resultados significativos para apresentarmos a proposta do Acre em relação ao governo federal, visando proteger nossas crianças e adolescentes”, concluiu o diretor operacional, Atahualpa Ribera.
A Operação Caminhos Seguros tem como objetivo combater a violência contra crianças e adolescentes, que causa traumas profundos e prejudica o desenvolvimento integral das vítimas. A exploração sexual e o aliciamento por organizações criminosas são crimes que afetam especialmente as comunidades de menor perfil econômico. Portanto, a repressão a essas práticas é fundamental para garantir a segurança da população vulnerável.
A ação abrangerá diversos municípios do Acre, incluindo Rio Branco, Brasileia, Mâncio Lima e Tarauacá, priorizando locais estratégicos para a ocorrência de exploração sexual e outras formas de violência. As ações também serão realizadas em rodovias federais e estaduais, além de contar com palestras e atividades de cidadania direcionadas à comunidade.
Durante o período de execução serão feitas reuniões de planejamento, treinamento das equipes, ações táticas, fiscalização de estabelecimentos comerciais e coleta de evidências.